Resoluções da 21ª Conferência:
Mobilização em defesa dos bancos públicos
e contra a reforma da Previdência e MP 881
Reunidos na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, 604 delegados (395 homens e 209 mulheres) aprovaram as estratégias de luta em defesa da soberania nacional, da liberdade de imprensa e dos bancos públicos e contra a reforma da Previdência e Medida Provisória (MP) 881, a minirreforma trabalhista que altera vários pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); entre eles, horários e jornada.
Organizada pelo Comando Nacional dos Bancários, a 21ª Conferência realizada em São Paulo, entre os dias 2 e 4 deste mês de agosto, aprovou também a defesa do emprego, dascondições de trabalho, da mesa única de negociação (bancos públicos e privados), e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e Aditivos (BB e Caixa Federal). E mais: a unidade deve nortear a luta da categoria.
Dia de Luta: Para defender os bancos públicos e os direitos dos trabalhadores, a 21ª Conferência aprovou Dia Nacional de Luta em 4 de setembro. Já no dia 13 deste mês de agosto, os sindicatos realizam manifestações contra a reforma da Previdência (PEC 6), apresentada pelo governo Bolsonaro, No que se refere à Previdência, os trabalhadores do ramo financeiro defendem a construção de propostas visando o cumprimento efetivo dos direitos sociais previstos na Constituição de 1988.
Reajuste: Neste ano, cabe destacar, a Conferência não discutiu temas como reajuste salarial, definido na Campanha de 2018, com a assinatura da CCT válida por dois anos. A Convenção prevê a reposição da inflação registrada entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2019, mais 1% de aumento real, a partir de 1º de setembro.
Banco do Brasil: contra o desmonte
O 30º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado nos dias 1º e 2º em São Paulo, que reuniu 260 delegados, definiu vários encaminhamentos. Entre eles: ampliar o debate sobre teletrabalho e home office; engrossar a luta contra a reforma da Previdência; reforçar a mesa dos bancos incorporados visando melhorar o regulamento dos planos de previdência e que sejam administrados pela Previ; construir a reabertura de negociação sobre um novo plano de custeio da Cassi; organizar abaixo-assinado contra a medida do Conselho Deliberativo que altera o critério da coparticipação, aumentando os valores cobrados; e inclusão na pauta do 31º Congresso, em 2020, dos seguintes temas: mulheres, LGBTI+, negros e pessoas com deficiência (PCD).
Dias de luta
9 de agosto: contra a reestruturação, implantada a partir do dia 29 de julho.
22 de agosto: em defesa da Cassi.
Caixa Federal: contra o retrocesso
O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef), também realizado nos dias 1ª e 2 deste mês de agosto em São Paulo, aprovou as bandeiras de luta contra o retrocesso. Entre elas, defesa da Caixa 100% pública, do Saúde Caixa e da Funcef, contratação de mais empregados e melhores condições de trabalho, com fim do assédio moral e do GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), e combate ao descomissionamento arbitrário.O 35º Congresso reuniu 272 delegados.
Dia de luta
14 de agosto: em defesa do Saúde Caixa.
Notícias Relacionadas
Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde
Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]
Leia maisBanco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários
Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]
Leia maisFeeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho
Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]
Leia mais