
Sindicatos mobilizam atos de luta em valorização da segurança e saúde do trabalhador
O dia 28 de abril é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho.
Para marcar a data, o movimento sindical realiza atos de luta em valorização da segurança e saúde do trabalhador.
De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e compilados pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, de 2012 a 2021, Transtornos Mentais ultrapassaram as LER-Dort e representam 39% dos afastamentos de bancários por acidente de trabalho. Vale lembrar que, no mesmo período, 42.138 bancários receberam benefício de acidente de trabalho pelo INSS. Outros 156.670 tiveram reconhecido o afastamento por doença comum.
Campanha Menos Metas, Mais Saúde
Neste mês a categoria lançou, por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Campanha Menos Metas, Mais Saúde. O objetivo é evidenciar o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro. A campanha terá a duração de seis meses. Representantes podem participar baixando as peças disponíveis no final deste texto e disponibilizando nas redes sociais ou em formato impresso durante mobilizações presenciais.
“É uma dura realidade que merece a atenção de todos. A campanha busca reforçar a gravidade das condições enfrentadas pelos bancários com excessiva cobrança de metas e assédio moral. É preciso discutir com os banqueiros medidas que diminuam de fato o adoecimento mental na categoria bancaria”, destaca Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na mesa de Saúde. Entre os adoecimentos mais frequentes registrados pela categoria estão transtornos psicológicos e as LER/Dort, ambos considerados efeitos das cobranças de metas excessivas.
Ação nas redes sociais
Além dos atos presenciais de luta, o movimento sindical convida o trabalhador a participar da mobilização nas redes sociais. A campanha utiliza a hashtag #MenosMetasMaisSaúde. Baixe o conteúdo digital e participe do tuitaço a partir das 11h.
Data
Desde 2003, o dia 28 de abril é lembrado como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho. A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas da explosão de uma mina em Farmington, no estado da Virgínia, que matou 78 mineiros, em 1969.
Mídias para as redes sociais: Campanha Menos Metas Mais Saúde.
Notícias Relacionadas
Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia maisTRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ
Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]
Leia maisComando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde
Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]
Leia mais