28 de fevereiro é o Dia Internacional de Combate às LER/Dort

28.02.2023

Postura inadequada e estresse estão entre as causas das doenças que atingem a saúde da categoria bancária Nesta terça-feira (28) é o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT). A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2000, sendo, portanto lembrada há […]

Postura inadequada e estresse estão entre as causas das doenças que atingem a saúde da categoria bancária

Nesta terça-feira (28) é o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT). A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2000, sendo, portanto lembrada há 23 anos. O objetivo é chamar a atenção para o adoecimento que cresce a cada ano entre os trabalhadores.

As Ler/Dort – lesões por esforços repetitivo/distúrbios osteomoleculares – são síndromes constituídas por um grupo de doenças (tendinite, bursite, mialgias etc.) fundamentalmente relacionadas ao trabalho. As doenças se caracterizam por dores crônicas que atingem principalmente os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, ombros e braços), membros inferiores e coluna vertebral (pescoço, coluna torácica e lombar), decorrentes de sobrecarga do sistema musculoesquelético no trabalho.

Os problemas desencadeados como dor e inflamação alteram muitas vezes a capacidade funcional da região comprometida.

A prevalência da LER/Dort é maior no sexo feminino.

Causas
Entre as causas estão mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.

As profissões de maior risco são as que envolvem pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, entre outras.

A LER/Dort é considerada uma doença crônica, invisível e muitas vezes irreversível.

“Em geral, por medo de serem demitidos, muitos bancários escondem a doença. Trabalhar doente só agrava a situação. A conscientização e a busca por um médico especialista o quanto antes são essenciais, principalmente no ambiente bancário, onde há constante esforço repetitivo”, explica Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na Mesa Temática de Saúde.

De acordo  com o representante, a cobrança de medidas preventivas e garantia de atenção aos portadores de lesões é pauta permanente do movimento sindical, assim como o direito à saúde e às condições mais dignas de trabalho.

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados