Feeb SP/MS se reúne com representantes do Bradesco

07.12.2022

Feeb SP/MS se reúne com representantes do Bradesco Demissões, fechamento de agências e saúde estiveram entre os questionamentos A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizou ontem (06), uma reunião com representantes do Bradesco.  A reunião foi conduzida pelas representantes de recursos humanos do banco, Eduara Cavalheiro e Priscila Wallace […]

Feeb SP/MS se reúne com representantes do Bradesco

Demissões, fechamento de agências e saúde estiveram entre os questionamentos

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizou ontem (06), uma reunião com representantes do Bradesco.  A reunião foi conduzida pelas representantes de recursos humanos do banco, Eduara Cavalheiro e Priscila Wallace Buck Mosca. Entre os temas abordados estão demissões, fechamento de agências, saúde do bancário e seguro saúde. Participaram dirigentes dos sindicatos dos Bancários de Tupã, Marília, Andradina, Votuporanga, Campinas, Rio Claro, Jaú, Ribeirão Preto, Três Lagoas e Sorocaba.

Fechamento de agências

O primeiro questionamento foi com relação ao fechamento de agências. Sobre o tema, a representação do banco respondeu que a avaliação leva em consideração a quantidade de clientes, migração para o digital, eventual sobreposição de agências, entre outros critérios, e que o processo de fechamento de agências e a abertura de unidades de negócios é um tema em constante estudo.

Demissões

Com relação às demissões, representantes do Bradesco informaram que o banco fecha 2022 com saldo positivo, ou seja, o número de contratação superou o de demissões.

Os dirigentes sindicais também questionaram sobre o número de pedidos de demissão e a migração de funcionários para fintechs, cooperativas ou empresas agregadas ao setor financeiro. “Para este caso foi utilizado o termo multifatorial para explicar os diferentes motivos que levam os funcionários a pedirem demissão, ou seja, o banco não associa a um único motivo, antigamente, por exemplo, os funcionários giravam dentro do próprio setor, mas hoje a concorrência ampliou e a oferta de postos também”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Saúde

Com relação ao tema saúde, os dirigentes sindicais questionaram sobre o protocolo de combate à Covid-19 e o Seguro Saúde. Sobre o primeiro, o banco respondeu que em caso de sintomas o funcionário deve procurar o médico e se testar positivo deverá contatar o ViVaBem, que orientará o afastamento. Na dependência será realizada uma higienização. Quanto ao seguro saúde foi ressaltado que a Federação historicamente é uma das primeiras a fazer a devolutiva dos relatórios das demandas do bancário. “Um amplo levantamento é feito em todas as bases sindicais, possibilitando que bancários respondam questões sobre o atendimento, disponibilidade de hospitais, funcionamento do plano, tanto o de saúde como o dental”, explica o secretário.

A pesquisa deste ano deverá ser entregue nos próximos dias. O banco explicou que após a entrega, dentro de um período de 90 dias é agendada uma reunião com a seguradora para que os devidos ajustes sejam cobrados e o plano seja readequado.

Dentro do tema também foi questionado sobre o auxílio academia, reivindicado pela COE Bradesco, mas ainda não tem nenhum parecer sobre o assunto, que segue em análise pelo banco.

Metas

A pressão na cobrança de metas também foi abordada. Sobre o assunto, representantes responderam que será tratado pelo grupo específico, conforme decidido na convenção coletiva. A mesa específica deve ocorrer nos primeiros meses de 2023.

Com relação ao jogo de sexta-feira, programado para as 12h, o banco informou que o bancário é dispensado e retorna na sequência para o término do expediente.

“Foi muito positiva e produtiva. É importante manter o diálogo e o alinhamento entre as representações”, explica Breda.

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados