Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

01.03.2024

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros

Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável em definir e promover normas e princípios voltados aos direitos fundamentais no trabalho.  A data chama atenção para doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

A LER/DORT é um conjunto de condições que afetam os músculos, tendões e nervos devido a atividades repetitivas, posturas inadequadas e esforços físicos intensos. Esses distúrbios são frequentemente associados ao ambiente de trabalho e podem resultar em dor, desconforto e incapacidade funcional.

No contexto laboral, a LER/DORT é uma preocupação significativa, pois pode impactar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores. Para prevenir essas condições, é essencial adotar medidas ergonômicas adequadas, promover pausas regulares durante atividades repetitivas e oferecer treinamento sobre postura correta e uso adequado de equipamentos.

Além disso, é fundamental que empregadores e funcionários estejam atentos aos primeiros sinais de LER/DORT, como dor persistente, formigamento ou fraqueza muscular. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações e garantir a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.

O tema é promovido pelo movimento sindical, que busca conscientizar sobre a LER/DORT e em colaborar com empresas e trabalhadores na implementação de práticas seguras e saudáveis.

“É fundamental reconhecer a gravidade das LER/DORT e implementar medidas preventivas eficazes para proteger a saúde dos trabalhadores”, defende Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados