Santander é o mais reclamado no ranking do BC

15.07.2013

Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Banrisul também estão entre os primeiros da lista Em junho, total de queixas foi quase 2% maior que o número registrado em maio O número de queixas contra os bancos voltou a subir no mês passado, depois de registrar redução de abril para maio, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira […]

Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Banrisul também estão entre os primeiros da lista
Em junho, total de queixas foi quase 2% maior que o número registrado em maio

O número de queixas contra os bancos voltou a subir no mês passado, depois de registrar redução de abril para maio, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Os consumidores encaminharam à instituição 2.406 reclamações procedentes, um aumento de 1,9% em relação às 2.361 registradas no mês de maio.

O Santander foi o banco mais reclamado pelo quinto mês seguido. O ranking de reclamações reúne as queixas contra os bancos com mais de um milhão de clientes.
O critério do BC para produzir o ranking considera o número de reclamações procedentes (que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC) dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. A partir dessa conta, chega-se a um índice.

O banco Santander recebeu 557 reclamações procedentes e contava com 23,1 milhões de clientes sob as garantias do FGC. Com isso, o índice do banco encerrou o mês de junho em 2,41. Em segundo lugar na lista de reclamações ficou o Itaú Unibanco, com índice de 1,47 – foram 383 reclamações para 25,9 milhões de clientes. Em terceiro, aparece o Banco do Brasil, com índice de 1,24. O banco estatal teve 433 reclamações divididas entre 34,6 milhões de clientes. A Caixa Econômi a Federal surge na quarta posição, com índice de 0,95 – foram computadas 509 reclamações para um universo de 53,2 milhões de correntistas. O Banrisul foi o quinto mais reclamado com índice de 0,78. Foram 18 reclamações para 2,3 milhões de clientes.

No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 413 ocorrências. Nesse caso, o Santander também apareceu em primeiro, acumulando 114 queixas, seguido pela Caixa (97) e pelo BB (88).

O segundo maior número de reclamações foi registrado em relação à prestação irregular de conta-salário, com 311 queixas. E a cobrança de tarifas irregulares, por serviço não contratado, teve 170 ocorrências.

Fonte: O Globo 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]

Leia mais

Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE

Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]

Leia mais

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Sindicatos filiados