Santander é o mais reclamado no ranking do BC

15.07.2013

Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Banrisul também estão entre os primeiros da lista Em junho, total de queixas foi quase 2% maior que o número registrado em maio O número de queixas contra os bancos voltou a subir no mês passado, depois de registrar redução de abril para maio, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira […]

Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Banrisul também estão entre os primeiros da lista
Em junho, total de queixas foi quase 2% maior que o número registrado em maio

O número de queixas contra os bancos voltou a subir no mês passado, depois de registrar redução de abril para maio, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Os consumidores encaminharam à instituição 2.406 reclamações procedentes, um aumento de 1,9% em relação às 2.361 registradas no mês de maio.

O Santander foi o banco mais reclamado pelo quinto mês seguido. O ranking de reclamações reúne as queixas contra os bancos com mais de um milhão de clientes.
O critério do BC para produzir o ranking considera o número de reclamações procedentes (que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC) dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. A partir dessa conta, chega-se a um índice.

O banco Santander recebeu 557 reclamações procedentes e contava com 23,1 milhões de clientes sob as garantias do FGC. Com isso, o índice do banco encerrou o mês de junho em 2,41. Em segundo lugar na lista de reclamações ficou o Itaú Unibanco, com índice de 1,47 – foram 383 reclamações para 25,9 milhões de clientes. Em terceiro, aparece o Banco do Brasil, com índice de 1,24. O banco estatal teve 433 reclamações divididas entre 34,6 milhões de clientes. A Caixa Econômi a Federal surge na quarta posição, com índice de 0,95 – foram computadas 509 reclamações para um universo de 53,2 milhões de correntistas. O Banrisul foi o quinto mais reclamado com índice de 0,78. Foram 18 reclamações para 2,3 milhões de clientes.

No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 413 ocorrências. Nesse caso, o Santander também apareceu em primeiro, acumulando 114 queixas, seguido pela Caixa (97) e pelo BB (88).

O segundo maior número de reclamações foi registrado em relação à prestação irregular de conta-salário, com 311 queixas. E a cobrança de tarifas irregulares, por serviço não contratado, teve 170 ocorrências.

Fonte: O Globo 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados