Ação do Sindicato faz gestora do Itaú ser transferida por prática de assédio moral

13.05.2014

Uma ação do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), realizada na manhã desta segunda-feira, 12, rendeu a transferência da gestora do Itaú Personnalitté, acusada de praticar assédio moral. O “Dia do Ridículo” aconteceu em frente à agência do Itaú Personnalité, localizada no Centro de Piracicaba, e retardou a abertura ao público por cerca […]

Uma ação do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), realizada na manhã desta segunda-feira, 12, rendeu a transferência da gestora do Itaú Personnalitté, acusada de praticar assédio moral. O “Dia do Ridículo” aconteceu em frente à agência do Itaú Personnalité, localizada no Centro de Piracicaba, e retardou a abertura ao público por cerca de 30 minutos.

O manifesto foi organizado após o Sindicato receber várias denúncias de assédio moral praticado pela gestora da agência, culminando no adoecimento de funcionários e até o afastamento de uma bancária. Após a série de denúncias, a Comissão de Relações Trabalhistas do SINDBAN foi até a gerente propor mudanças comportamentais de cobranças de metas para com sua equipe de trabalho, porém a gestora reafirmou aos diretores que pretendia manter o seu comportamento e que atribuía à ação do Sindicato o adjetivo de ridícula.

Como resposta a atitude da gestora, o Sindicato organizou o manifesto intitulado o “Dia do Ridículo”, se mostrando contrário a sua gestão e exigindo uma atitude da direção do banco. “Tentamos sensibilizar a gerente para os seres humanos maravilhosos que aqui trabalham e que esperam dela respeito, compreensão e companheirismo. Os bancários almejam de sua gestora atitudes que valorizem o potencial que cada um tem e que levou o Banco Itaú a escolhê-los para seu quadro de funcionários dentre milhares de interessados, e motivá-los para que pudessem gerar o melhor resultado possível para a sua empresa”, afirmou.

Paiva acrescentou que um banco como o Itaú, que lucra R$ 48 milhões por dia, não pode exigir dos gestores que cobrem metas e resultados usando a prática do assédio moral. “Esses bancários estão adoecendo, perdendo a motivação para trabalhar e nós, como Sindicato, não podemos aceitar. Não tem clima mais para trabalhar, então o nosso pedido ao banco não poderia ser outro: queremos a transferência da gerente”, afirmou o presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva.

Após meia hora do início do ato, a responsável pelo Departamento de Relações Sindicais do Banco Itaú entrou em contato com Paiva, solicitando que a agência não fosse fechada por todo o dia, afirmando que a gestora seria transferida da agência no mês de junho. “O que tem que ficar claro aqui é que não somos contra a gestora, mas contra sua atitude, sua forma de cobrar os seus funcionários, sem respeito e compreensão, além de ter desrespeitado a atuação do Sindicato. Portanto, hoje estamos aqui lutando pela qualidade de vida dos funcionários desta agência e é uma vitória saber que o banco entendeu isso, aceitando a transferência da gerente”, enfatizou.

DIA DO RIDÍCULO – Durante o manifesto, dirigentes sindicais explicaram o que é o assédio moral, como prevenir e combatê-lo, solicitando ajuda do Sindicato. Também foram repassados aos funcionários da agência, que permaneceram durante todo o manifesto no local, vídeos sobre o tema e dados sobre o banco (lucro, demissões e índice de assédio moral).

Foram entregues ainda uma cartilha sobre o Assédio Moral, acompanhada de um Kit Anti-stress (com frutas oleaginosas) e a Carta Aberta à população, assinada pelo presidente do Sindicato. Vários clientes que estavam no local também receberam a Carta e se mostraram solidários aos bancários e favoráveis a atuação do Sindicato.

Michelle Bottin – Sindicato de Piracicaba 

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados