Bancários de Piracicaba lançam Campanha Nacional

19.08.2014

A diretoria do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) lançou na manhã desta terça-feira, 19, a Campanha Nacional dos Bancários 2014. O local escolhido para o evento foi a Praça José Bonifácio, em frente à agência Centro do Banco Itaú, o Banco que mais lucrou no semestre. Com o mote #queremosmais, a Campanha […]

Foto: Michelle Bottin

A diretoria do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) lançou na manhã desta terça-feira, 19, a Campanha Nacional dos Bancários 2014. O local escolhido para o evento foi a Praça José Bonifácio, em frente à agência Centro do Banco Itaú, o Banco que mais lucrou no semestre.

Com o mote #queremosmais, a Campanha deste ano foca, entre outros temas, na valorização dos bancários por meio de aumento real nos salários e verbas e de distribuição dos lucros mais justa, combate ao assédio moral e a pressão por metas que geram adoecimento, além do fim das demissões que prejudicam famílias e geram sobrecarga.

Diretores do Sindicato explanaram aos clientes e funcionários do banco a situação atual que os bancários vivenciam, com cobranças de metas abusivas, sofrendo assédio moral e até sexual, além de salários defasados. Na contramão, os balanços semestrais mostram que os bancos continuam batendo recordes de lucro. “Os bancos mostram a cada dia que passa que podem acatar as reivindicações dos bancários. Lucram bilhões, mas continuam fechando postos de trabalho. Além disso, mantêm a alta rotatividade para reduzir os gastos, já que os novos contratados recebem menos e, com isso, aumentam os lucros”, afirmou a presidenta do SINDBAN, Angela Ulices Savian.

Angela salientou que são inúmeras as denúncias recebidas em sindicatos de todo país, inclusive o SINDBAN, sobre as pressões insuportáveis para o cumprimento de metas abusivas, que resultam no assédio moral e no adoecimento dos bancários. “São muitos bancários doentes pela pressão diária que estão passando dentro dos locais de trabalho. Além do assédio moral, cobranças indevidas e falta de visão de muitos gestores, na nossa base têm casos registrados até de assédio sexual. Isso é um absurdo, não podemos mais admitir atitudes que desrespeitem os trabalhadores”, ressaltou.

Em seu discurso, Angela enfatizou ainda que agora é o momento dos bancários se unirem e lutarem pelos seus direitos, já que a data base da categoria é 1º de setembro e os bancos ainda não se manifestaram quanto a uma negociação. “Agora é a hora de nos mobilizarmos ainda mais para exigir respeito dos bancos e mais emprego, mais salário, mais saúde, mais segurança e mais igualdade de oportunidades”, finalizou.

O presidente licenciado do Sindicato e vereador, José Antonio Fernandes Paiva, prestigiou o lançamento da Campanha e deixou seu mandato novamente à disposição do Sindicato e dos bancários para apoio na luta da categoria.

Após o lançamento da Campanha, os diretores visitaram as agências da base entregando o informativo semanal do SINDBAN com todos os dados sobre a Campanha, como a pauta de reivindicações e as pautas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

NEGOCIAÇÃO – O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban abriram hoje o processo de negociação da Campanha. Nessa primeira rodada – que segue até amanhã – serão negociados pontos sobre dois temas: Saúde e Condições de Trabalho. As rodadas com os bancos públicos também acontecem nessa semana e seguem a mesma pauta. Caixa Federal, dia 21, Banco do Brasil, dia 22.

Fonte: Michelle Bottin – Sindicato de Piracicaba 

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados