Câmara Municipal de Franca aprova dois Projetos de Lei de interesse dos bancários

12.08.2015

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (11/08), dois Projetos de Lei de interesse dos bancários. Ambos são de autoria do vereador Adermis Marini (PSDB). O Projeto de Lei nº 99/2015 dispõe sobre os direitos dos usuários das agências e cooperativas bancárias no município de Franca. De acordo com o projeto, […]

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (11/08), dois Projetos de Lei de interesse dos bancários. Ambos são de autoria do vereador Adermis Marini (PSDB).

O Projeto de Lei nº 99/2015 dispõe sobre os direitos dos usuários das agências e cooperativas bancárias no município de Franca. De acordo com o projeto, as agências bancárias serão obrigadas a receberem em seus caixas, com atendimento pessoal, boletos bancários, carnês, contas de água, luz, telefone e tributos, e não somente por débito automático ou atendimento através dos meios alternativos, como correspondentes bancários, casas lotéricas, internet banking, etc.

Segundo Adermis, a população vem sendo penalizada por decisão discriminatória das agências bancárias que não recebem essas contas em seus caixas com atendimento pessoal, dificultando, desta forma, o seu pagamento e gerando, ao mesmo tempo, problemas aos usuários.

“Se o banco estabelece convênio com empresas e governos para receber suas contas pela prestação de serviços, não pode haver discriminação entre clientes e não clientes, além de não poder estabelecer local e horário de atendimento diferente daqueles previstos para as demais atividades executadas pela instituição”, afirmou Adermis. Resolução do Banco Central veda às instituições financeiras recusar ou dificultar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa. A escolha de qual canal de atendimento a ser utilizado cabe ao cliente/usuário.

Rogério Marques, Secretário de Imprensa e Comunicação Social do Sindicato, defendeu na tribuna da Câmara a aprovação do projeto por parte dos vereadores, ressaltando que quem mais sofre com a restrição do atendimento pessoal são os aposentados, idosos e pessoas com dificuldades em lidar com novas tecnologias, pois ficam impedidos de pagarem suas contas no mesmo local onde recebem seus benefícios e salários. O projeto foi aprovado com uma abstenção e nenhum voto contrário.

O outro Projeto de Lei aprovado foi o 94/2015, que inclui no calendário oficial do município o Dia do Bancário. “É o reconhecimento da importância e do trabalho de nossa categoria”, finalizou Rogério da tribuna, que acompanhou as votações junto com toda a diretoria da entidade. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Franca
 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]

Leia mais

Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE

Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]

Leia mais

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Sindicatos filiados