Segunda rodada de negociações discute Saúde, Condições de Trabalho e Segurança

19.08.2016

Próximas rodadas nos dias 24 e 29 de agosto No segundo dia de reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada nesta sexta-feira (19), no Hotel Maksoud em São Paulo, o eixo temático discutido foi Saúde, Condições de Trabalho e Segurança. Mantendo o formato do dia anterior, o Comando Nacional dos Bancários apresentou à […]

Próximas rodadas nos dias 24 e 29 de agosto

No segundo dia de reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada nesta sexta-feira (19), no Hotel Maksoud em São Paulo, o eixo temático discutido foi Saúde, Condições de Trabalho e Segurança.

Mantendo o formato do dia anterior, o Comando Nacional dos Bancários apresentou à Comissão dos representantes dos bancos, os pontos prioritários da minuta da reivindicações da categoria, que é composta por 128 artigos.

Saúde e Condições de Trabalho

 Combate às metas abusivas – dimensionamento das metas de acordo com o perfil da localidade e discutida com os trabalhadores, a cobrança do cumprimento do Programa de Desenvolvimento Organização para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, cláusula 58ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), Programa de Retono ao Trabalho – mudança na nomenclatura do programa, relação dos trabalhadores afastados para acompanhamento do movimento sindical, discussão da formulação com os representantes dos trabalhadores, retorno com flexibilização de jornada até a plena recuperação, entre outros pontos.

Segurança

Debate sobre a preocupação relativa aos bancários vítimas de sequestros, assaltos e extorsões, cobrando a contratação da cláusula 107, paragrafo 9º, que assegura estabilidade ao empregado, que por ventura, tenha familiar sequestrado em virtude de atividade desenvolvida na empresa.

Outro tema abordado foi a necessidade da proibição da revista aos funcionários em seu local de trabalho, situação que os bancários vivenciam em algumas instituições.

"Após duas rodadas de negociação, apresentamos os temas centrais de nossas reivindicações, feito isso, entendemos que os bancos devem apresentar proposta que atendam as expectativas da categoria bancária. Nesse sentido, orientamos os sindicatos a intensificarem as atividades nos locais de trabalho para construirmos a mobilização necessária para um grande desfecho da nossa Campanha Nacional dos Bancários", avalia Jeferson Boava, vice-preisdente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As negociações continuam a partir do dia 24/08, quando a Fenaban apresentará sua avaliação sobre os temas debatidos nas duas rodadas. No dia 29/08, a representante dos bancos deve apresentar sua proposta.

Calendário de negociações

23/08 – Banco do Brasil;
24/08 – Caixa/Fenaban
29/08 – Fenaban

 

Notícias Relacionadas

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

Sindicatos filiados