Entidades dos associados à Cassi querem mais informações

30.03.2021

Entre os questionamentos estão a redução dos valores de coparticipação e a ampliação da lista de medicamentos Entidades que representam os funcionários do Banco do Brasil e associações se reuniram ontem (29), com a diretoria da Cassi para debaterem a redução dos valores de coparticipação e ampliação da lista de medicamentos abonáveis. A representação dos […]

Entre os questionamentos estão a redução dos valores de coparticipação e a ampliação da lista de medicamentos

Entidades que representam os funcionários do Banco do Brasil e associações se reuniram ontem (29), com a diretoria da Cassi para debaterem a redução dos valores de coparticipação e ampliação da lista de medicamentos abonáveis.

A representação dos funcionários do BB reivindicou à direção da Caixa de Assistência dos Funcionários (Cassi) a apresentação de informações relacionadas à situação, a discussão da redução dos valores de coparticipação e a ampliação da lista de medicamentos abonáveis. De acordo com a representação dos funcionários do BB, uma nova reunião agendada para tratar as questões.

A categoria cobrou respostas ao compromisso feito em Mesa de “Negociação entre a diretoria da Cassi e as entidades com relação à retomada dos índices de coparticipação praticados em 2018 e a discussão sobre a ampliação da Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis da Cassi (Limaca)”, explica Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com os representantes das entidades, para a continuidade do debate são necessárias mais informações sobre a operadora, entre elas, questões sobre cadastrados na Estratégia de Saúde da Família e como está sendo feita a ampliação, uma vez que isso consta na reforma estatutária da Cassi e defendida pelas entidades.

Para o movimento sindical, a Cassi não traz números sobre quanto tem arrecadado a título de coparticipação, já que neste momento não dá para abrir mão de receita. “O debate é que a coparticipação nunca deve ser tratada como receita, mas como forma de regular o atendimento e não de proibir ou coibir, dado o elevado custo que isso acaba tendo”, explica Boava.

Para a Feeb a situação atual demonstra custo elevado para os associados, razão pela qual se faz necessária a volta dos patamares anteriores.
Estratégia de Saúde da Família

Os representantes das entidades dos funcionários lembraram que a ampliação do modelo assistencial com quadro e estrutura própria é central para a sustentabilidade da Cassi. Os estudos realizados pela diretoria de saúde durante as negociações do superávit (2015-2018) comprovam que é possível ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família e os cuidados aos bancários da ativa e aos aposentados e pensionistas.

Abaixo-assinado
Também foi lembrado na reunião o abaixo-assinado apresentado à direção da Cassi e promovido por parte dos associados. O abaixo-assinado alerta o Conselho Deliberativo da Cassi e a Diretoria executiva para que a busca do equilíbrio a qualquer custo, fere o objetivo da lei e os direitos adquiridos e também pode matar pessoas. Pode ainda negligenciar tratamento que em uma relação de causa e efeito custará muito mais aos cofres da Cassi no futuro.

 

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados