Respeito à vida e emprego decente são as pautas prioritárias para o 1° de maio

26.04.2021

Auxílio emergencial e vacinação integram os temas priorizados pelas centrais No dia 1° de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, as centrais sindicais estarão unidas em mais o ato pela vida e pelo trabalho decente. Para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários, um ato será realizado de forma virtual e transmitido pelas redes […]

Auxílio emergencial e vacinação integram os temas priorizados pelas centrais

No dia 1° de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, as centrais sindicais estarão unidas em mais o ato pela vida e pelo trabalho decente. Para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários, um ato será realizado de forma virtual e transmitido pelas redes sociais das centrais e pela emissora VTV.

O evento reunirá as centrais UGT, Força, CTB, CSB, NCST, CGTB, Intersindical e Pública. Entre os temas definidos para o ato estão o pagamento do auxílio emergencial no valor de R$ 600 e a vacinação em massa contra a covid-19. A geração de emprego e renda, a defesa das empresas públicas e a luta contra a reforma administrativa – proposta pelo governo federal – também integram as reivindicações.

Para a Federação dos Bancários dos Estados de SP/MS o ato representa a necessidade da unidade dos trabalhadores nesse momento sensível do país.

“É preciso discutir as condições de trabalho e o desemprego no nosso país que se aprofundou pela falta se estratégia do governo federal no combate a crise sanitária. No momento não podemos ir para as ruas para nos manifestar, as redes são nosso instrumento de diálogo. Nesse momento o conjunto dos trabalhadores, os bancários e bancárias tem que resistir aos ataques desse governo e manter as conquistas históricas. Para nós esse 1º de Maio passa a ter um significado mais importante diante desse contexto”, afirma o presidente da FEEB, Jeferson Boava.

O 1º de maio Unitário das centrais

A programação prevê a participação de todos os presidentes das entidades, artistas, intelectuais, lideranças políticas e religiosas, que se encontram por meio de uma live prevista para acontecer das 14h às 17h pela emissora VTV e redes sociais do movimento sindical.

Para garantir o cumprimento das regras sanitárias, assim como em 2020, não serão realizados atos em locais públicos.

O ato deve marcar as presenças, também, dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, além de parlamentares, lideranças partidárias e de movimentos sociais.

O ato
Sob o comando da cantora e compositora Ellen Oléria, o evento incluirá, ainda, a participação de artistas consagrados, como Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Delacruz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Aíla, Bia Ferreira e Doralyce, Fábio Assunção e Osmar Prado. Atrações com o tema “Vida, Democracia, Emprego e Vacina Para Todos” poderão ser acompanhadas durante a transmissão.

O 1º de maio da Feeb SP/MS
Para marcar a data, a Feeb SP/MS programou uma série de vídeos de contexto histórico que começarão a ser veiculados a partir desta semana em todos os canais institucionais da Federação e sindicatos filiados. Os vídeos relembram os principais atos e conquistas históricas da categoria e presta uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria bancária do País.
“É nossa forma de homenagear cada brasileira e brasileiro que acreditou e lutou por melhorias e por aqueles, que hoje, mais do que nunca, continuam em defesa da garantia dos direitos e de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva para todas e todos”, destaca Boava.

 

 

Notícias Relacionadas

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

Sindicatos filiados