Dia Nacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

28.04.2021

Nesta quarta-feira (28) é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi escolhida dia 28 de abril por causa de um acidente que vitimou 78 trabalhadores numa mina nos Estados Unidos em 1969. De acordo com a legislação 8.213/91, o Acidente de Trabalho é o que ocorre […]

Nesta quarta-feira (28) é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A data foi escolhida dia 28 de abril por causa de um acidente que vitimou 78 trabalhadores numa mina nos Estados Unidos em 1969.

De acordo com a legislação 8.213/91, o Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, a cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho no Brasil, país que ocupa o 4º lugar mundial no ranking de acidentes laborais e detalhe: os números representam apenas os trabalhadores com carteira assinada, sem contar os informais.

No ramo financeiro o último anuário estatístico do INSS de 2019 contabilizou 5.158 acidentes de trabalho ocorridos em bancos múltiplos com carteira comercial. As principais causas de adoecimento dos bancários são os transtornos mentais e as lesões por esforços repetitivos, porém devido a pandemia do novo coronavírus, a infecção tornou-se o principal motivo de afastamento.

Papel dos sindicatos durante a Pandemia
Os sindicatos se mobilizaram rápido e um dia após a OMS decretar a pandemia já protocolaram ofício à Fenaban exigindo providências para impedir a disseminação da doença. Desde então em negociações com a Fenaban ou por bancos, os sindicatos conquistaram protocolos de prevenção à contaminação nos locais de trabalho, redução do horário de atendimento, testagem dos empregados, quarentena das pessoas do grupo de risco, trabalho home office e a garantia de emprego que os bancos romperam após alguns meses.  “Temos buscado constantes soluções e cobrando a implementação dos protocolos de isolamento de trabalhadores e sanitização nas agências em caso de contaminação. Nossa urgência agora é a vacina, para isso temos buscado apoio de parlamentares para o fortalecimento da pauta e inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização, já que a atividade bancária é considerada essencial”, explica Gustavo Frias, diretor da Feeb SP/MS na Mesa Temática de Saúde.

A orientação da Feeb SP/MS é para que bancários (as) acometidos por doença ou acidente de trabalho busquem auxilio da sua base sindical o mais cedo possível. "Entre o afastamento do trabalho até a perícia no INSS existem muitos detalhes que se bem orientados podem garantir direitos”, conclui. 

Notícias Relacionadas

Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde

Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]

Leia mais

Banco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários

Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]

Leia mais

Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]

Leia mais

Sindicatos filiados