Movimento Sindical organiza curso para ramo financeiro

24.08.2021

Curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro” será dividido em seis módulos com início em setembro Bancários terão acesso a partir do próximo mês ao curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro”, organizado pela Contraf/Feeb SP/MS, em parceira com o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e o […]

Curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro” será dividido em seis módulos com início em setembro

Bancários terão acesso a partir do próximo mês ao curso “Plano de Ação para Organização do Ramo Financeiro”, organizado pela Contraf/Feeb SP/MS, em parceira com o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e o Instituto Lula. O curso será dividido em seis módulos com início a partir de 08 de setembro, data da aula inaugural.

“Trata-se de curso de cunho organizativo, por isso é importante que cada entidade sindical inscreva dirigentes responsáveis pela organização do ramo financeiro em suas bases”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

O curso

O curso foi criado com o objetivo de consolidar e aprofundar os conhecimentos acerca das recentes transformações ocorridas nas empresas do ramo financeiro no Brasil, por meio do capitalismo contemporâneo e de seus impactos no mundo do trabalho, na fragmentação do emprego e no sindicalismo bancário.

De acordo com a organização, o curso permitirá ao participante a construção de um diagnóstico, onde será possível formular um plano de ação estratégica a ser desenvolvido posteriormente por cada sindicato e região do país, tendo em vista ações políticas, jurídicas, legislativas, econômicas, formativas e de comunicação que contribuam para a efetiva reformulação do movimento sindical. “A ideia é migrar o sindicalismo por categoria profissional para um sindicalismo que inclua a complexidade do mercado de trabalho atual – o sindicalismo por ramo de atividade e mais especificamente o Ramo Financeiro”, explica Breda.

Programação

A programação inclui aulas com abordagem nas transformações estruturais no capitalismo contemporâneo (neoliberalismo, financeirização, flexibilização trabalhista, inovações tecnológicas) e seus impactos no mundo do trabalho.

Após abordagem geral, a programação terá como foco o universo das empresas financeiras no Brasil com destaque para as principais fontes de transformação, seus reflexos e impactos no emprego e no ramo financeiro.

O curso destacará ainda, as principais tendências observadas no emprego da categoria bancária e de outros segmentos de trabalhadores no ramo: securitários, trabalhadores em cooperativas de crédito, terceirizados, correspondentes bancários, agentes autônomos de investimento e trabalhadores em Fintechs. Por fim, será feita uma discussão de como todas estas transformações afetam a organização sindical e de que forma o debate da organização por ramos pode contribuir para um processo de revitalização do sindicalismo bancário.

Como participar

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de agosto. Para participar cada sindicato deve informar seus participantes por email para o endereço: secretariageral@feeb-spms.org.br. Dados como nome, CPF, RG, email e telefone do sindicato, devem ser enviados até o dia 2 de setembro 2021.

A inscrição do cursista, devidamente preenchida, deverá ser encaminhada, pelo Sindicato ou Federação por meio do link. 

 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados