Bancários endurecem com Itaú na Baixada Santista

10.10.2020

No 10º dia de greve da categoria bancária, a diretoria do Itaú resolveu partir para violência tentando intimidar com advogados munidos de interditos proibitórios na Baixada Santista. Em São Vicente, na quinta-feira, 07, exatamente na agência do Itaú da Pça. Coronel Lopes, centro, uma advogada chamou a polícia para um bancário diretor do Sindicato dos […]

No 10º dia de greve da categoria bancária, a diretoria do Itaú resolveu partir para violência tentando intimidar com advogados munidos de interditos proibitórios na Baixada Santista. Em São Vicente, na quinta-feira, 07, exatamente na agência do Itaú da Pça. Coronel Lopes, centro, uma advogada chamou a polícia para um bancário diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e exigiu que a Polícia Militar o detivesse e levasse para a delegacia onde fez boletim de ocorrência e foi liberado.
 
Na sexta-feira, 08, a diretoria do Sindicato e os bancários amanheceram junto as portas de todas as unidades do Itaú, em todas as cidades da região, paralisando-as totalmente. Em alguns casos nem o auto-atendimento funcionou e os carros fortes não abasteceram as unidades, sendo dispensados pelos grevistas da porta da agência.
A truculência antes exercida por outro grande banco, agora virou moda no Itaú, o maior banco das Américas superando até os norte americanos.
 
“A cada dia que passa cresce a insatisfação dos bancários e da população pelo descaso dos bilionários banqueiros”, diz Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
 
Esta é a maior greve em 20 anos. Superou, dia 08/10, o número de agências paralisadas em 20 anos. Em todo o país foram paralisadas mais de 8.200 agências nos 26 Estados e no Distrito Federal.
 
“Os banqueiros continuam intransigentes e sentados no imenso bolo de dinheiro não oferecem proposta alguma além dos míseros 4,29% de reajuste (que apenas repõe a inflação) contra as reivindicações dos bancários de 11% de reajuste, valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral, fim das metas, proteção ao emprego, mais contratações, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos. Portanto, a greve continuará forte na segunda-feira, dia 11/10/2010”, finaliza Big.
 
Os bancários de Santos e região farão assembleia para organizar a greve na próxima quarta-feira, 13, (depois do feriado), a partir das 18h, no Sindicato, na Av. Washington Luiz, 140, em Santos.

Gustavo Mesquita – AI Seeb Santos

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados