Aniversário da Caixa é marcado por mobilização dos empregados

13.01.2022

Banco completou 161 anos nesta quinta-feira (12) Nesta quarta-feira (12) a Caixa Econômica Federal completou 161 anos. A data foi marcada por protestos e mobilizações em todo o país e nas redes sociais, em defesa do banco público. Empregadas e empregados ressaltaram a Caixa como um patrimônio público de todos os brasileiros e o trabalho […]

Banco completou 161 anos nesta quinta-feira (12)

Nesta quarta-feira (12) a Caixa Econômica Federal completou 161 anos. A data foi marcada por protestos e mobilizações em todo o país e nas redes sociais, em defesa do banco público.

Empregadas e empregados ressaltaram a Caixa como um patrimônio público de todos os brasileiros e o trabalho dos bancários como a principal força do banco. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, parabenizou os empregados pelo histórico de luta e contribuição para o trabalho social exercido durante um dos períodos mais críticos da história, a pandemia, por meio do serviço de pagamento do auxílio emergencial.

Regional

A base sindical de Ribeirão Preto realizou atividades nas principais agências. Durante o ato, foi distribuída uma carta aberta à população e aos bancários denunciando os ataques à Caixa e aos empregados e a aplicação de cartazes.

As comemorações e protestos também ocorreram nas redes sociais, com as hashtags

#Caixa161Anos #CaixaForteÉCaixaPública e #ForaPedroGuimarães.

Campanha Nacional

Durante o ato, o Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto, em conjunto com Fenae e Contraf, lançou a campanha “Caixa Social é Caixa Pública”, uma resposta do movimento sindical às ameaças que a empresa vem sofrendo.

Live 161 anos da Caixa

Ainda em comemoração à data, a live “Caixa Social é Caixa pública”, promovida pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), ocorreu pelo canal do youtube da Fenae.

No debate foram destacadas as ameaças que o banco público sofre, os impactos que a privatização pode trazer aos setores mais importantes do país e os ataques da atual gestão da Caixa aos empregados, que têm sido essenciais para o país durante a pandemia.

Com informações: Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto 

 

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados