8 de março – Dia Internacional da Mulher

03.12.2020

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos. São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida […]

Wordle: UntitledHoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos.

São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida e de trabalho. Espaço no mercado, remuneração igual, fim da discriminação por sexo.

Muitas conquistas. Mas ainda, uma nítida necessidade de evolução.

Na terça-feira, 6, o Senado aprovou projeto de lei que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ocupam os mesmos cargos. O projeto estipula que a funcionária prejudicada receba o pagamento de cinco vezes a diferença entre as remunerações durante o período de contratação. Aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos – CDH, a proposta irá direto à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Esse projeto de lei é mais um importante passo na luta pela igualdade entre homens e mulheres. Desde 1980, a presença da mulher no mercado de trabalho aumentou consideravelmente, no entanto, a maioria continua a exercer funções domésticas e a participação feminina em cargos de chefia, por exemplo, ainda é muito pequena.

A data é, pois, muito mais do que um dia reservado às comemorações. É momento para pensarmos e discutirmos o papel da mulher na sociedade atual, a fim de que um dia possamos dar fim ao preconceito e desvalorização da mulher e conquistarmos de fato uma sociedade justa e igualitária.

Há poucos dias, comemoramos os 80 anos do voto feminino no Brasil. Importante conquista das mulheres brasileiras. Também foi recentemente que Brasil elegeu a sua primeira presidenta.

A presença feminina na Federação

Nos dias 1 e 2 de março, a Federação promoveu o V Congresso Interestadual e contou a participação de 32 delegadas dos 23 sindicatos filiados. É com muita alegria que celebramos a participação dessas guerreiras em nossa base e temos orgulho de contar com as companheiras Maria de Lourdes de Oliveira (Esportes e Cultura) e Simone de Andrade Gerosa (Formação Sindical) em nossa Diretoria Executiva.

Maricélia Franco, redação Feeb-SPMS


 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados