Vandalismo em Brasília é repudiado pelo Movimento Sindical

13.12.2022

Sindicatos exigem apuração e responsabilização dos culpados Os atos de vandalismo realizados na noite de ontem (12), em Brasília, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram repudiados pelo movimento sindical que enxerga como um atendado contra a democracia. De acordo com um balanço realizado por agentes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um […]

Sindicatos exigem apuração e responsabilização dos culpados

Os atos de vandalismo realizados na noite de ontem (12), em Brasília, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram repudiados pelo movimento sindical que enxerga como um atendado contra a democracia.

Vandalismo em Brasília é visto como ataque à democracia
Imagem: uol – Ueslei Marcelino/Reuters
De acordo com um balanço realizado por agentes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um pequeno grupo de vândalos de apoiadores do atual presidente queimou oito carros e cinco ônibus, além de quebrar vidros da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, e tentar invadir o prédio da Polícia Federal (PF).
Na data ocorreu a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, (PSB) em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A diplomação, conforme discurso do ministro do  Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atesta o resultado eleitoral e a “vitória plena” da democracia e do Estado de Direito.

“Vitória do respeito ao Estado de Direito, da fiel observância à Constituição. A diplomação da chapa é o reconhecimento da lisura do pleito, da legitimidade política conferida soberanamente. A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições”, afirmou.

Durante a solenidade o presidente do TSE criticou a disseminação de fake news, o discurso de ódio e os ataques à democracia e disse que os responsáveis serão punidos, para que isso não volte a acontecer.

Os atos terroristas tiveram início logo depois da determinação do ministro do STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), ter mandado prender José Acácio Serere Xavante, um dos líderes do grupo. De acordo com nota do Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão ocorreu devido a prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito – previstos no Código Penal.

Repudio

O Movimento Sindical repudia os atos contra a democracia e exige a apuração dos e a responsabilização dos culpados.

Feeb SP/MS com informações Contraf

Notícias Relacionadas

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

Sindicatos filiados