28 de fevereiro é o Dia Internacional de Combate às LER/Dort

28.02.2023

Postura inadequada e estresse estão entre as causas das doenças que atingem a saúde da categoria bancária Nesta terça-feira (28) é o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT). A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2000, sendo, portanto lembrada há […]

Postura inadequada e estresse estão entre as causas das doenças que atingem a saúde da categoria bancária

Nesta terça-feira (28) é o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT). A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2000, sendo, portanto lembrada há 23 anos. O objetivo é chamar a atenção para o adoecimento que cresce a cada ano entre os trabalhadores.

As Ler/Dort – lesões por esforços repetitivo/distúrbios osteomoleculares – são síndromes constituídas por um grupo de doenças (tendinite, bursite, mialgias etc.) fundamentalmente relacionadas ao trabalho. As doenças se caracterizam por dores crônicas que atingem principalmente os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, ombros e braços), membros inferiores e coluna vertebral (pescoço, coluna torácica e lombar), decorrentes de sobrecarga do sistema musculoesquelético no trabalho.

Os problemas desencadeados como dor e inflamação alteram muitas vezes a capacidade funcional da região comprometida.

A prevalência da LER/Dort é maior no sexo feminino.

Causas
Entre as causas estão mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.

As profissões de maior risco são as que envolvem pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, entre outras.

A LER/Dort é considerada uma doença crônica, invisível e muitas vezes irreversível.

“Em geral, por medo de serem demitidos, muitos bancários escondem a doença. Trabalhar doente só agrava a situação. A conscientização e a busca por um médico especialista o quanto antes são essenciais, principalmente no ambiente bancário, onde há constante esforço repetitivo”, explica Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na Mesa Temática de Saúde.

De acordo  com o representante, a cobrança de medidas preventivas e garantia de atenção aos portadores de lesões é pauta permanente do movimento sindical, assim como o direito à saúde e às condições mais dignas de trabalho.

Notícias Relacionadas

Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE

Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]

Leia mais

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Tutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil

Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]

Leia mais

Sindicatos filiados