ONGs contratadas pelos bancos apresentaram planos de trabalho para conscientização e prevenção à violência contra a mulher
O Programa Nacional de Prevenção à Violência contra as Mulheres, de conscientização da sociedade, incluindo das bancárias e bancários no ambiente de trabalho, sobre o combate à violência de gênero foi lançado no dia 10 deste mês de abril.
O evento contou com a presença de representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) foi representada pela diretora e membro do Comando Nacional, Ana Stela Alves de Lima, que em sua fala destacou a importância do momento. “O programa é para a “sociedade, que extrapola as relações laborais”, disse.
Veja no vídeo.
O movimento sindical comemorou o momento como um importante passo da categoria bancária, obtido por meio da luta e organização da pauta de Igualdade de Oportunidades, que inclui o combate à violência de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho, com o acolhimento das bancárias que sofrem com a violência doméstica.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçou a retomada de políticas públicas direcionadas, especialmente, para combater a desigualdade social entre homens e mulheres e a violência de gênero. A representante do governo destacou o projeto de lei recentemente enviado ao Congresso, que determina a igualdade salarial entre homens e mulheres. “A diferença desta lei, em relação ao que tínhamos até hoje, pela CLT, é que ela determina quem fiscaliza e a aplicação de multa para as empresas que não cumprirem a legislação”, pontua a ministra.
Com relação à iniciativa da categoria bancária, a ministra lembrou que o movimento sindical foi fundamental para resistir aos ataques sobre os direitos das mulheres aprofundados nos últimos seis anos, desde o golpe que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.
Histórico de conquistas:
- Inclusão do tema Igualdade de Oportunidades / Diversidade na CCT, em 2000
- Comissão Bipartite de Igualdade de Oportunidades / Diversidade, constituída em 2001
- Construção coletiva sobre o Programa de Valorização da Diversidade, em 2006
- Programa de Valorização da Diversidade, instituído em 2007
- Censo da Diversidade 2008
- Censo da Diversidade 2014
- Censo da Diversidade 2019
Destaques:
11.03.2020 – Assinatura de CCT Aditiva, dispondo sobre a Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, para as bancárias, prevendo:
- Comunicado interno sobre os tipos de violência
- Disponibilização de canal apoio para acolhimento da bancária vítima de violência doméstica e familiar
- Possibilidade, a critério do banco, de realocação para outra dependência, oferta de linha de crédito/financiamento especial e alternância de horários de entrada e saída
04.09.2020 – Inclusão, na CCT Data-Base, das cláusulas de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
01.09.2022 – Negociação coletiva sobre iniciativas voltadas à sociedade para conscientização da Prevenção à Violência Contra a Mulher:
Reforço às iniciativas dirigidas às bancárias e aos bancários:
- Entidades Sindicais – Treinamento para representantes indicados pelas entidades sindicais signatárias da CCT; e
- Grupos Técnicos de Diversidade – Consultoria e aconselhamento sobre o tema, aos integrantes dos grupos de diversidade da FENABAN/FEBRABAN e do MOVIMENTO SINDICAL BANCÁRIO.
As ações de conscientização da sociedade, em todas as regiões do país, contarão com a atuação das ONGs, das 453 mil bancárias e bancários, das 237 entidades sindicais que agrupam 5 mil dirigentes sindicais, e dos 172 bancos.
- Sociedade civil – Ações de conscientização voltadas às comunidades que apresentes elevados indicadores de ocorrências de violência de gênero.
Com informações, Contraf Cut.
Notícias Relacionadas
Feeb SP/MS participa de reunião com COE Itaú sobre plano de saúde, mas banco não apresenta avanços
Instituição não respondeu a ofício que solicitava congelamento dos valores e criação de plano especial para aposentados A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com representantes do banco na manhã desta terça-feira (4) para tratar do plano de saúde dos funcionários. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisBB realiza nova eleição para Caref a partir de sexta (7); Feeb SP/MS apoia Selma Siqueira
Primeira votação foi anulada por problemas técnicos; nova eleição ocorre de 7 a 13 de fevereiro A Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de escolha da Conselheira ou Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários do Banco do Brasil (Caref), anulou a votação que ocorreu entre 22 e 31 de janeiro por razões técnicas. Com isso, um […]
Leia maisApós mesa de negociação, BB apresenta avanços
CEBB enviou ofício ao banco cobrando manutenção dos salários Depois da mesa de negociação realizada na tarde de sexta-feira (31), o Banco do Brasil anunciou que 3.407 funcionários continuarão atuando e recebendo a comissão de caixa. A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) destacou que essa conquista é resultado da forte […]
Leia mais