Dirigentes da Feeb SP/MS participam do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

08.05.2023

Evento traz como tema “Democracia, Paz e Trabalho” Dirigentes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participam, nesta segunda e terça-feira (8 e 9 de maio), do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) “Democracia, Paz e Trabalho”. O evento ocorre em formato presencial, […]

Evento traz como tema “Democracia, Paz e Trabalho”

Dirigentes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participam, nesta segunda e terça-feira (8 e 9 de maio), do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) “Democracia, Paz e Trabalho”. O evento ocorre em formato presencial, em São Paulo. Dentre os presentes estão representantes de 13 sindicatos filiados à Feeb SP/MS, entre eles, Sindicato dos Bancários de Araçatuba, Franca, Jaú, Marília, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas, Tupã e Votuporanga.

O primeiro dia de evento contou com momento solene de abertura, plenária deliberativa, discussão e aprovação do regimento interno, discussão e aprovação da alteração estatutária, plenária temática, além de palestras voltadas aos temas: economia, política, educação, atualização do sistema sindical brasileiro, justiça ambiental e outros.

O presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, também vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), destacou a importância do congresso para discutir questões nacionais que envolvem os trabalhadores e a democracia do país. “É fundamental a nossa participação para consolidar a união da categoria e a força das frentes que representam os trabalhadores. Neste primeiro dia, tratamos das questões da política nacional, do atual quadro do país e discutimos a importância da reorganização do movimento sindical, bem como a articulação do próprio movimento no sentido de se afirmar de forma independente e ao mesmo tempo democrática”, destaca o presidente.

O primeiro dia de evento contou com mais de mil trabalhadores representados pela UGT, sindicatos dos bancários, sindicatos dos comerciários e centrais sindicais. Também marcaram presença na abertura do Congresso, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

A taxa básica de juros em 13,75% ao ano, considerada a mais alta do mundo foi amplamente criticada durante o evento. Autoridades enfatizaram as consequências da decisão do Banco Central em manter a taxa Selic em patamar elevado, entre elas, a inviabilidade de pessoas terem acesso ao crédito, o que impacta diretamente na produção da indústria.

O 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) também pode ser acompanhado ao vivo pela internet, no canal da UGT no youtube.

Confira a programação completa aqui.

 

 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados