Defesa pela democracia e a volta da reforma agraria marcam a 7ª Marcha das Margaridas

16.08.2023

Marcha foi realizada em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto e contou com mais de 150 mil mulheres A 7ª Marcha das Margaridas, realizada nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), em Brasília, reuniu a presença de mais de 150 mulheres. A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos, desde 2000, e constrói […]

Marcha foi realizada em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto e contou com mais de 150 mil mulheres

A 7ª Marcha das Margaridas, realizada nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), em Brasília, reuniu a presença de mais de 150 mulheres. A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos, desde 2000, e constrói pauta de políticas públicas voltada para a garantia da igualdade de direitos às mulheres. Neste ano, um documento contendo as reivindicações das margaridas foi entregue ao poder Executivo em julho. Em resposta, o governo Lula apresentou, hoje, medidas em resposta aos pedidos. Confira:

Feeb SP/MS presente 

  • Até 2026, a entrega de 90 mil Quintais Produtivos das Mulheres Rurais em todo o Brasil, programa de promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica.
    •             Retomada da Reforma Agrária com prioridade para as mulheres rurais – oito novos assentamentos, 5.711 novas famílias assentadas e 40 mil famílias regularizadas.
    •             Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais – que garante acesso à documentação, à titulação conjunta da terra e ao território às mulheres, para que possam viver com dignidade, tendo assegurados seus direitos civis, políticos e sociais.
    •             Lavanderias Coletivas – projeto piloto com a instalação de nove unidades em assentamentos em três estados do Nordeste (Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará).
    •             Criação da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo (CNEVC).
    •             Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios – decreto tem como objetivo prevenir todas as formas de discriminações, misoginia e violências de gênero contra as mulheres por meio de ações intersetoriais.
    •             Bolsa Verde – decreto retoma o Programa de Apoio à Conservação Ambiental que prevê um pagamento a famílias inseridas em áreas a serem protegidas ambientalmente e que se enquadrem em situação de baixa renda. Antes, o pagamento por família era de R$ 300. Agora passa a ser de R$ 600.
    •             Participação Social – decreto institui a Comissão Nacional dos Trabalhadores Empregados Rurais.

Defesa da democracia

A Marcha das Margaridas é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com Federações, Sindicatos filiados e organizações parceiras.

Representantes da Feeb SP/MS dos Sindicatos dos Bancários de Campinas e São José dos Campos presentes na 7 ª Marcha das Margaridas

Além da grande marcha, o evento foi marcado por ações em defesa da democracia, com palestras, rodas de conversa, oficinas e feiras.

A Marcha das Margaridas é uma manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil em busca de direitos trabalhistas e uma das maiores mobilizações politicas da América Latina em prol da garantia da igualdade de direitos.

Evento é marcado por ações em defesa da democracia, com palestras,

rodas de conversa, oficinas e feiras

“Mulheres das águas, das florestas, do campo e da cidades estão aqui, reunidas, marchando pela equidade de gênero, lutando por seus direitos. Brasília esta florida”, falou Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Fotos: Débora Machado

Notícias Relacionadas

Resultados Assembleias: Bancários representados por Sindicatos da Feeb SP/MS aprovam CCT para bancos privados

Votação contou com ampla adesão, mas divergências nas propostas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal levarão a novas deliberações A votação das assembleias para deliberação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) teve resultados mistos nas regiões dos Sindicatos dos Bancários representados pela Federação […]

Leia mais

Funcionários do BB deliberam sobre proposta de renovação da CCT e ACT

Feeb SP/MS indica aprovação As funcionárias e os funcionários do Banco do Brasil decidirão, em assembleia realizada pelo Sindicato, nesta quarta-feira, 04 de setembro, sobre proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. A votação será aberta às 20h e seguirá até as 20h de quinta-feira (5) pela plataforma eletrônica VotaBem. O Comando Nacional […]

Leia mais

Campanha Nacional: Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza Plenária nesta quarta-feira (4)

A Feeb SP/MS e seus Sindicatos convidam a categoria para discutir as conquistas da Campanha Nacional e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em Plenária nesta quarta (04) Nesta quarta-feira (4), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizará uma Plenária das 18h30 às […]

Leia mais

Sindicatos filiados