No segundo semestre deste ano foi implementado pelo Itaú um projeto-piloto em diversas agências espalhadas pelo país. As unidades envolvidas no projeto tiveram o seu horário de atendimento ao público estendido, ou seja, estão funcionando além do horário estabelecido nas cidades onde estão localizadas.
Em Franca, as duas agências que tiveram o seu horário de atendimento ao público alterado foram alvo de protestos por parte do Sindicato, com o retardamento da abertura em duas horas. Foram distribuídos também informes à população denunciando a exploração dos funcionários por parte do banco.
O Itáu destacou-se negativamente neste ano como uma das instituições que mais demitiram trabalhadores, tornando gritante a falta de pessoal nas suas unidades, principalmente naquelas envolvidas neste projeto, transformando os locais de trabalho em um verdadeiro “inferno”, com sobrecarga de serviços, extrapolação da jornada e adoecimento de trabalhadores.
A extensão do horário de atendimento ao público é uma das principais bandeiras defendidas pelo Sindicato, desde que haja dois turnos de trabalho e mais contratações e não a precarização dos serviços, como está ocorrendo atualmente nas agências do Itaú.
Por isso, hoje foi um dia de luta no Banco Itaú em todo o país, com o objetivo de sensibilizar a direção da empresa para a falta de condições de trabalho de seus funcionários, que de uma hora para outra se viram obrigados a trabalhar muitas vezes fora de hora e com excesso de trabalho, alterando radicalmente a sua rotina e sua convivência familiar.
Notícias Relacionadas
Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE
Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]
Leia maisFuncionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia mais