Comissão para auxiliar conselho administrativo e acompanhamento do Ministério Público foram as medidas aprovadas
No último dia 22 de abril foi realizada no Clube de Campo Avelino Vieira, em Curitiba (PR), Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a venda do patrimônio da Associação Brasil (AB), de propriedade dos ex-funcionários do banco HSBC.
A proposta apresentada pela diretoria da AB era vender os clubes de campo que formam o patrimônio da instituição (que possui um total de 20 clubes espalhados pelo país), com exceção do clube localizado em Curitiba. Entretanto, por 422 votos contra 275, os associados resolveram por não autorizar a venda, uma vez que não havia informações suficientes para embasar a decisão.
Luiz Fernando Pedrosa representou a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), votando de acordo com os interesses dos associados da base da instituição.
Questões, como, quais clubes serão vendidos e como ficarão os associados destas localidades, como esses recursos seriam utilizados no caso de venda dos clubes, se seria possível ação judicial para manter o valor que era transferido pelo HSBC agora pelo Bradesco e também se os novos associados, incluindo os novos colegas do Bradesco, teriam as mesmas condições de participação, como valor das mensalidades, direito ao patrimônio em caso de dissolução, entre outros questionamentos ainda sem resposta, evidenciam o equívoco que seria a aprovação da venda nos moldes propostos, sem a devida transparência.
Além de reprovar a venda, a assembleia, aprovou as seguintes medidas:
Referendo
Foi aprovada a constituição de comissão para contribuir com o conselho de administração na formulação de projeto para o futuro da Associação Brasil. Esse projeto deverá passar ser aprovado pelos associados em um referendo garantindo a participação dos associados de forma democrática e também a transparência nos processos decisórios.
Acompanhamento do Ministério Público
A assembleia aprovou também, dar ciência ao Ministério Público de todas as iniciativas aprovadas, como forma de garantir a transparência e a segurança jurídica.
Reunião
Na próxima quinta-feira (11), representantes da COE ex-HSBC se reúnem na sede da Contraf-CUT, em São Paulo para discutir próximos passos após a realização da assembleia.
Notícias Relacionadas
Assembleias aprovam Acordo Coletivo 2024-2026 do Santander, com novas conquistas para os trabalhadores
Acordo mantém benefícios essenciais e inclui novas cláusulas que ampliam a proteção e valorização dos trabalhadores As assembleias virtuais conduzidas pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos encerraram-se ontem, quinta-feira (10/10), às 20h, com a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2026 […]
Leia maisCEE se reúne com a Caixa e define calendário de negociações
Além das datas das próximas reuniões, foram definidas premissas dos debates nos GTs de Promoção por Mérito, Saúde Caixa e da Mesa de Negociações sobre questões específicas de caixas e tesoureiros A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu com o banco nesta quinta-feira (10) para dar continuidade às negociações permanentes […]
Leia maisBancários do Santander deliberam sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026 em assembleia virtual
Assembleia vai até as 20h desta quinta-feira (10/10) e inclui novas cláusulas que garantem direitos adicionais para os trabalhadores A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos convocam os bancários do Santander a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma virtual, desde as […]
Leia mais