Reprodução: Contec
Lourenço Prado, presidente da CONTEC e Secretário de Relações Internacionais da UGT, participa como delegado dos trabalhadores na 113ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em Genebra.
O presidente da CONTEC e Secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Ferreira do Prado, está em Genebra para acompanhar os trabalhos da 113ª Conferência Internacional do Trabalho (ILC 2025). Como Delegado dos Trabalhadores, o Dr. Lourenço participa da Assembleia Geral e tem acompanhado atentamente os debates das principais comissões temáticas da Conferência — incluindo as de Aplicação de Normas, Riscos Biológicos, Economia de Plataformas, Informalidade e a Comissão da Coalizão Mundial pela Justiça Social.
A abertura oficial da Conferência ocorreu nesta segunda-feira (02/06) , com a eleição das autoridades responsáveis pela condução dos trabalhos. O Ministro do Trabalho do Zimbábue, Edgar Moyo, foi eleito Presidente da Conferência. As vice-presidências foram assumidas por representantes do Uruguai (Governos), Senegal (Empregadores) e Tunísia (Trabalhadores).
Durante a sessão inaugural, o Diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, apresentou seu relatório oficial, apontando os principais desafios e prioridades para o mundo do trabalho em 2025.
Dr. Lourenço também esteve com o Dr. Angelo Paulo Sales dos Santos, diplomata do Itamaraty e Secretário da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra.

Oradores da abertura da 113ª Conferência Internacional do Trabalho (ILC 2025)
• Gilbert F. Houngbo
Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
País: Togo
• Francisca E. Méndez Escobar
Presidente do Grupo Governamental do Conselho de Administração da OIT
País: México
• Catelene Passchier
Presidente do Grupo dos Trabalhadores do Conselho de Administração da OIT
País: Países Baixos (Holanda)
• Juan Castillo
Vice-Presidente da Conferência, Ministro do Trabalho e da Seguridade Social
País: Uruguai
• Hédia Arfaoui
Vice-Presidente da Conferência, Representante dos Trabalhadores
País: Tunísia
• Seong Deok Yun
Embaixador da República da Coreia, Presidente do Conselho de Administração da OIT
País: Coreia do Sul
• Matthias Thorns
Presidente do Grupo dos Empregadores do Conselho de Administração da OIT
País: Alemanha
• Edgar Moyo
Presidente da Conferência, Ministro do Serviço Público, Trabalho e Bem-Estar Social
País: Zimbábue
• Hamidou Diop
Vice-Presidente da Conferência, Representante dos Empregadores
País: Senegal
Abertura da 113a CIT OIT, 02/05/2025, em Genebra. Foto: Violaine Martin / ILO
A Organização Internacional do Trabalho realizará sua 113ª Conferência anual em Genebra, de 2 a 13 de junho de 2025. Delegados de governos, empregadores e trabalhadores dos 187 Estados membros da OIT abordarão questões importantes relacionadas ao mundo do trabalho, incluindo possíveis novos padrões internacionais sobre a proteção dos trabalhadores contra riscos biológicos no ambiente de trabalho, trabalho decente na economia de plataforma e abordagens inovadoras para promover a transição da economia informal para a formal.
Notícias Relacionadas
Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia maisFuncionários denunciam pressão e adoecimento nas unidades; sindicatos reforçam defesa por condições dignas de trabalho
Mobilizações cobraram fim das metas inatingíveis e denunciaram o adoecimento causado pela pressão no ambiente de trabalho Sindicatos filiados à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram, nesta quarta-feira (5), do Dia Nacional de Luta contra as metas abusivas impostas pelo Banco do […]
Leia maisBancários realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander em todo o país
Mobilizações denunciaram fechamento de agências, demissões e contratações fraudulentas; movimento sindical cobra respeito e valorização dos trabalhadores Os funcionários e funcionárias do Santander realizaram, nesta terça-feira (4), o Dia Nacional de Luta, com mobilizações em todo o país. As manifestações reuniram bancários e bancárias em protesto contra o fechamento de agências, as demissões e a […]
Leia mais
