Aniversário da Caixa é marcado por mobilização dos empregados

13.01.2022

Banco completou 161 anos nesta quinta-feira (12) Nesta quarta-feira (12) a Caixa Econômica Federal completou 161 anos. A data foi marcada por protestos e mobilizações em todo o país e nas redes sociais, em defesa do banco público. Empregadas e empregados ressaltaram a Caixa como um patrimônio público de todos os brasileiros e o trabalho […]

Banco completou 161 anos nesta quinta-feira (12)

Nesta quarta-feira (12) a Caixa Econômica Federal completou 161 anos. A data foi marcada por protestos e mobilizações em todo o país e nas redes sociais, em defesa do banco público.

Empregadas e empregados ressaltaram a Caixa como um patrimônio público de todos os brasileiros e o trabalho dos bancários como a principal força do banco. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, parabenizou os empregados pelo histórico de luta e contribuição para o trabalho social exercido durante um dos períodos mais críticos da história, a pandemia, por meio do serviço de pagamento do auxílio emergencial.

Regional

A base sindical de Ribeirão Preto realizou atividades nas principais agências. Durante o ato, foi distribuída uma carta aberta à população e aos bancários denunciando os ataques à Caixa e aos empregados e a aplicação de cartazes.

As comemorações e protestos também ocorreram nas redes sociais, com as hashtags

#Caixa161Anos #CaixaForteÉCaixaPública e #ForaPedroGuimarães.

Campanha Nacional

Durante o ato, o Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto, em conjunto com Fenae e Contraf, lançou a campanha “Caixa Social é Caixa Pública”, uma resposta do movimento sindical às ameaças que a empresa vem sofrendo.

Live 161 anos da Caixa

Ainda em comemoração à data, a live “Caixa Social é Caixa pública”, promovida pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), ocorreu pelo canal do youtube da Fenae.

No debate foram destacadas as ameaças que o banco público sofre, os impactos que a privatização pode trazer aos setores mais importantes do país e os ataques da atual gestão da Caixa aos empregados, que têm sido essenciais para o país durante a pandemia.

Com informações: Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto 

 

Notícias Relacionadas

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

COE e Itaú discutem revisões nos programas de remuneração

Durante a reunião foram apresentadas modificações nos programas. O movimento sindical deve elaborar contraproposta em breve  A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú realizou nesta quarta-feira (28), em São Paulo, uma reunião com a direção do banco para debater questões relacionadas à remuneração dos funcionários. Durante o encontro, o banco apresentou alterações nos […]

Leia mais

Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco

Em seminário promovido pela Contraf-CUT e COE Itaú trabalhadores debateram caminhos para aumentar representatividade na gestão do fundo de pensão Trabalhadoras e trabalhadores associados à Fundação Itaú-Unibanco se reuniram, nesta quinta-feira (29), em um seminário organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, […]

Leia mais

Sindicatos filiados