Aniversário da Caixa é marcado por mobilização dos empregados

13.01.2022

Banco completou 161 anos nesta quinta-feira (12) Nesta quarta-feira (12) a Caixa Econômica Federal completou 161 anos. A data foi marcada por protestos e mobilizações em todo o país e nas redes sociais, em defesa do banco público. Empregadas e empregados ressaltaram a Caixa como um patrimônio público de todos os brasileiros e o trabalho […]

Banco completou 161 anos nesta quinta-feira (12)

Nesta quarta-feira (12) a Caixa Econômica Federal completou 161 anos. A data foi marcada por protestos e mobilizações em todo o país e nas redes sociais, em defesa do banco público.

Empregadas e empregados ressaltaram a Caixa como um patrimônio público de todos os brasileiros e o trabalho dos bancários como a principal força do banco. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, parabenizou os empregados pelo histórico de luta e contribuição para o trabalho social exercido durante um dos períodos mais críticos da história, a pandemia, por meio do serviço de pagamento do auxílio emergencial.

Regional

A base sindical de Ribeirão Preto realizou atividades nas principais agências. Durante o ato, foi distribuída uma carta aberta à população e aos bancários denunciando os ataques à Caixa e aos empregados e a aplicação de cartazes.

As comemorações e protestos também ocorreram nas redes sociais, com as hashtags

#Caixa161Anos #CaixaForteÉCaixaPública e #ForaPedroGuimarães.

Campanha Nacional

Durante o ato, o Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto, em conjunto com Fenae e Contraf, lançou a campanha “Caixa Social é Caixa Pública”, uma resposta do movimento sindical às ameaças que a empresa vem sofrendo.

Live 161 anos da Caixa

Ainda em comemoração à data, a live “Caixa Social é Caixa pública”, promovida pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), ocorreu pelo canal do youtube da Fenae.

No debate foram destacadas as ameaças que o banco público sofre, os impactos que a privatização pode trazer aos setores mais importantes do país e os ataques da atual gestão da Caixa aos empregados, que têm sido essenciais para o país durante a pandemia.

Com informações: Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto 

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados