Após cobrança do COE Itaú, banco apresenta novo modelo de agências

10.12.2020

Piloto está sendo testado em 20 agências No último mês a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú, cobrou do banco maior comunicação e transparência aos planejamentos e mudanças futuras. Nesta semana, o banco apresentou um novo modelo de agências e informou que há um projeto-piloto sendo testado em 20 agências. Segundo o Banco, ainda […]

Piloto está sendo testado em 20 agências

No último mês a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú, cobrou do banco maior comunicação e transparência aos planejamentos e mudanças futuras. Nesta semana, o banco apresentou um novo modelo de agências e informou que há um projeto-piloto sendo testado em 20 agências. Segundo o Banco, ainda não há um formato pronto de como funcionarão as agências no futuro (Itaú 2030). O novo projeto terá início em janeiro de 2021. O banco informou ao COE, as agências que farão parte do novo modelo, que inclui caixa híbrido e espaços de descanso e relaxamento para os funcionários.

Outras mudanças
Também foi informado pelo banco sobre alterações no programa de remuneração variável das agências, que passará a se chamar "GERA", com metas mensais e semestrais. De acordo com o banco, as metas mensais a produção será medida individualmente com “cesta de produtos”, por exemplo. Já as semestrais terão um acelerador de vendas de 5 a 15%. A avaliação do SQV (Score de Qualidade de Vendas), como pagamento de bônus, será inclusa para o time comercial dimensionamento do porte da agência e o gerente geral terá um contrato único para todo seguimento.

Questionamentos COE
Os representantes dos trabalhadores questionaram o banco sobre o motivo da exclusão dos bancários da área operacional no evento de apresentação do novo modelo. “É um apontamento que merece atenção e resposta, pois gera aos funcionários, frustração e medo de demissões futuras”, explica Reginaldo Breda, Secretário Geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Outro ponto de questionamento foi referente ao novo modelo de layout que prevê espaços para relaxamento. “Muitas agências não tem espaço para essa implantação e contam com poucos funcionários para o atendimento, o que prejudica muitas vezes até o horário de almoço do bancário e da bancária. Queremos saber como o Banco conduzirá essa questão”, destaca Breda.

O COE reivindicou ainda, a participação dos sindicatos no novo modelo de Programa de Remuneração. A representação do Banco se comprometeu a levar as reivindicações para serem discutidas internamente e darão retorno.

Pandemia
Na reunião, o Banco abordou o comunicado publicado sobre o retorno ao trabalho dos funcionários do grupo de risco da pandemia, e a compensação das horas devedoras. O assunto será debatido novamente com a COE Itaú assim que o acordo se encerrar no início do ano que vem.

PCR e Bolsa Educação
Na reunião foi cobrado ainda, o retorno da resposta sobre a proposta apresentada de PCR e da proposta para a Bolsa Educação 2021/2022.
Hoje, o Itaú oferece 5.500 bolsas no valor de R$ 410,00 e no ano passado houveram mais de 10.000 inscritos. De acordo com o movimento sindical, o Banco tem condições de aumentar o valor da bolsa, pois mesmo com a Pandemia, os lucros continuam altos.
 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados