Associações e Sindicatos se reúnem com direção da Cabesp para debater prioridades

19.02.2024

Reprodução: Sindicato dos Bancários de Campinas  Na última quinta-feira (15/02), representantes da Afubesp, Afabesp, Abesprev e Sindicatos realizaram uma reunião com a direção da Cabesp, visando fortalecer pautas consideradas urgentes para os associados, incluindo o descredenciamento de hospitais pela Unimed em diversas localidades do país e um possível impacto na rede credenciada vinculada à Central […]

Reprodução: Sindicato dos Bancários de Campinas 
Na última quinta-feira (15/02), representantes da Afubesp, Afabesp, Abesprev e Sindicatos realizaram uma reunião com a direção da Cabesp, visando fortalecer pautas consideradas urgentes para os associados, incluindo o descredenciamento de hospitais pela Unimed em diversas localidades do país e um possível impacto na rede credenciada vinculada à Central Nacional Unimed (CNU).

Como resposta ao questionamento, a direção da Cabesp afirmou que tal medida não afetará os associados, uma vez que o convênio é MASTER, e o descredenciamento ocorreu apenas nos planos SIMPLES (ou básico) e assegurou que, portanto, não há previsão de impactos nos associados da Cabesp.

“A principal falta de informações do associado é que o leva a acreditar nas Fakes News hoje disseminadas nas redes e acredito que parte desse problema pode ser resolvido pela Cabesp com mais transparências e divulgação nos seus meios de comunicação”, destaca o diretor de imprensa do Sindicato presente na reunião, Cristiano Meibach.

Os representantes sugeriram que a Cabesp esclareça em seu portal as distinções entre as Unimeds em cada região, visando reduzir a confusão entre associados.

Herpes Zóster

Também foi apresentada no encontro uma reinvindicação do movimento sindical referente ao subsídio para a vacina contra a Herpes Zóster, com pedido de um aporte financeiro de pelo menos 30% do custo da vacina.

Um estudo interno conduzido pela diretoria da Cabesp, em conjunto com associados que contraíram o vírus, revelou que as internações devido à Herpes Zóster acarretam despesas elevadas para o plano, superando os custos do tratamento preventivo.

Vale ressaltar que a Herpes Zóster afeta principalmente indivíduos de meia-idade e idosos, que compõem a faixa etária predominante no plano.

Assembleia

Outra demanda apresentada pelos representantes dos banespianos foi realização de uma assembleia de prestação de contas no formato híbrido, prevista para ocorrer até o final de março.

A escolha desse modelo visa contornar as dificuldades enfrentadas em 2023, quando uma decisão judicial resultou na adoção de um formato totalmente virtual, excluindo a participação de muitos membros devido a barreiras tecnológicas.

Respondendo a essa solicitação, a Cabesp afirmou que consultará sua equipe de tecnologia para avaliar a possibilidade de realizar a assembleia simultaneamente, permitindo manifestações presenciais e remotas, com a votação ocorrendo após esse processo.

Notícias Relacionadas

Financiários exigem fim de terceirizações e formalização do teletrabalho no setor

Movimento sindical também denunciou o aumento de contratações de correspondentes bancários, repassando os serviços para empresas que não cobrem os mesmos direitos reivindicados pela categoria Representantes dos trabalhadores financiários realizaram, nesta terça-feira (16), mais uma rodada da mesa de negociações com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), desta vez, para […]

Leia mais

COE Santander reitera defesa dos direitos dos empregados durante negociação com o banco

A garantia do emprego foi um dos principais temas reivindicados A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander deu início às negociações do acordo específico com o banco, na tarde desta terça-feira (16). A defesa dos direitos dos trabalhadores e a garantia do empregos foram os principais temas debatidos. O movimento sindical cobrou o […]

Leia mais

Banco do Brasil se compromete a não mexer na gratificação dos caixas durante a Campanha Nacional 2024

A garantia foi dada pela direção do banco na terceira mesa de negociação da Campanha Nacional 2024, nesta sexta-feira (12), e tema será tratado durante período de renovação da CCT. O Banco do Brasil se comprometeu a não mexer na gratificação dos caixas durante a Campanha Nacional 2024 e a negociar a pauta durante o […]

Leia mais

Sindicatos filiados