A sinalização de que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central deve aumentar a taxa básica de juro (Selic) em meio ponto percentual na reunião desta quarta-feira (20), para 14,75% ao ano, só vai aprofundar a crise econômica. A avaliação é do secretário-geral do PPS, deputado estadual Davi Zaia.
“Elevar a Selic neste momento em que a econômica brasileira está na UTI é um grande erro”, afirma o dirigente. Segundo ele, o aumento do juro é a única alternativa que restou a presidente Dilma Rousseff para controlar a inflação de 10,67% porque o governo do PT não fez “lição de casa”.
“O governo preferiu deixar o ajuste das contas públicas de lado e agora um novo aumento da Selic não vai ser suficiente para reduzir a pressão inflacionária. Isso só vai agravar o problema fiscal com o aumento da dívida pública”, disse.
De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor-Semanal), apresentou forte aceleração da primeira para a segunda quadrissemana de janeiro, de 0,99% para 1,30%.
Além do aumento das mensalidades escolares, da alimentação e do transporte, a energia, cujo preço é administrado pelo governo, está exercendo forte pressão na taxa de inflação.
Outro índice que reforça a tendência de alta da inflação é o boletim Focus, do Banco Central. O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu pela terceira semana consecutiva, de 6,93% para 7%.
Demagogia
Para Davi Zaia, o Partido dos Trabalhadores age com demagogia ao posicionar-se contra o aumento do juro e as medidas do ajuste fiscal que aguardam votação no Congresso Nacional.
“O PT é contra tudo, mas não apresenta nenhuma proposta para fazer frente a grave crise econômica que seu próprio governo gerou. Daqui a pouco estarão defendendo o retorno de Guido Mantega no comando do Ministério da Fazenda, esquecendo que ele foi demitido por Dilma para agradar o mercado e vencer a eleição com mentiras”, ironizou.
“Um governo que não consegue definir os rumos do País só tem uma solução: o impeachment”, defendeu Zaia.
Fonte: PPS – Portal Nacional
Foto: Sandro Egues
Leia também
Centrais sindicais protestam em SP para pressionar Copom a não elevar juros
Ex-diretores do BC se dizem perplexos com atitude de Tombini em véspera de Copom
Notícias Relacionadas
Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde
Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]
Leia maisBanco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários
Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]
Leia maisFeeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho
Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]
Leia mais