Bancários de Sorocaba fazem panfletagem sobre a PL 4.330

04.07.2013

Sindicalistas conversaram com a população para explicar sobre a PL 4.330. (Foto: Luana Eid/G1) O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região realizou na manhã desta quinta-feira (4) uma panfletagem no Centro da cidade. O objetivo, segundo o sindicato, foi para conscientizar a população sobre o projeto de lei 4.330, que define e regulamenta a […]


Sindicalistas conversaram com a população para explicar sobre a PL 4.330. (Foto: Luana Eid/G1)

O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região realizou na manhã desta quinta-feira (4) uma panfletagem no Centro da cidade. O objetivo, segundo o sindicato, foi para conscientizar a população sobre o projeto de lei 4.330, que define e regulamenta a terceirização nos serviços público e privado.

Há quase 10 anos tramitando no Congresso, o projeto, de autoria do deputado Sandro Mabel (PR-GO), poderá ser aprovado no próximo dia 9 de julho, quando será novamente discutido pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

De acordo com o projeto de lei, a empresa contratante é responsável subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços. Outra novidade é que o objeto do contrato entre a contratante e a empresa prestadora de serviços poderá versar sobre atividade econômica principal da empresa contratante.

Se esse projeto for aprovado e virar lei, será derrubada a norma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que veda a contratação de terceirizados para as atividades-fins da empresa. Além disso, as empresas contratantes e contratadas seriam anistiadas das penalidades, baseadas em leis anteriores, incompatíveis com o que está disposto no presente projeto.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba, Júlio César Machado, a paralisação dos serviços, que estava previsto para esta quinta-feira, foi adiada por causa do dia do pagamento. "Fomos orientados pela Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul a não parar hoje, pois estaríamos prejudicando a população que veio receber", explica.


Ainda de acordo com o presidente, nesta sexta-feira (5), às 14h, será feita uma reunião entre os sindicatos da região para definir detalhes sobre uma possível greve geral, que está programada para acontecer no dia 11 de julho.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Notícias Relacionadas

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Tutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil

Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]

Leia mais

Proposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco

Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]

Leia mais

Sindicatos filiados