Bancários do Itaú discutem Emprego, Saúde e melhores condições em Encontro Nacional

06.08.2021

Encontro aconteceu virtualmente na tarde de quinta-feira (5) com a participação de 159 delegados e delegadas  Na tarde desta quinta-feira (05), os 159 delegados e delegadas participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú. O encontro ocorreu virtualmente e definiu a pauta de reivindicação específica. “Foi uma oportunidade para colocarmos em discussão temas fundamentais para […]

Encontro aconteceu virtualmente na tarde de quinta-feira (5) com a participação de 159 delegados e delegadas 

Na tarde desta quinta-feira (05), os 159 delegados e delegadas participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú. O encontro ocorreu virtualmente e definiu a pauta de reivindicação específica. “Foi uma oportunidade para colocarmos em discussão temas fundamentais para o interesse dos funcionários e traçarmos juntos estratégias de luta com base na realidade do país e nas reivindicações dos trabalhadores", explica Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e representante na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.

Saúde 
O tema Saúde do trabalhador foi  pauta da primeira mesa de trabalho do encontro nacional, ministrada pelo secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles. 

De acordo com o especialista, apesar da vacinação, a fase ainda é de muita luta no cenário nacional. "A vacinação começou, mas está longe de ser o ideal. Por isso temos continuar na luta pelo real cumprimento dos protocolos de saúde e segurança que negociamos com a Fenaban no começo da pandemia e na luta pela vacinação de todos os bancários”, afirmou Salles.

O secretário de Saúde do Trabalhador a questão do retorno aos trabalhos presenciais. “O acordo que tivemos com a Fenaban é que não haverá volta sem negociar os critérios, com um protocolo único mínimo de procedimento. Temos que continuar protegendo os trabalhadores de riscos à sua saúde. Uma eventual volta só pode acontecer com a vacinação completa. Mesmo assim, temos de pensar em outros problemas que podem vir a acontecer. Temos que ter tranquilidade, pois estamos lidando com a vida das pessoas. Os bancos também têm de ter responsabilidade neste processo. Não pode ser só negócio.”

Emprego
Sobre o tema emprego foram debatidos números apresentados pela economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cátia Uehara, no início do encontro. “Nós temos que abrir negociações sobre as metas e sobre os programas de remuneração, que muitas vezes são usados como justificativas para as demissões”, disse Valdenia Ferreira, representante da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Mina Gerais (Fetrafi-MG) na Comissão de Organizados dos Empregados (COE) do Itaú.

Remuneração
A remuneração dos trabalhadores foi o terceiro tema a ser abordado. Delegados e delegadas destacaram que a instabilidade e o medo de demissões são os resultados da implementação do GERA, programa de remuneração variável criado para substituir o AGIR e a importância em continuar as negociações. 

GT Saúde
O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú, tema da quarta mesa de debate foi apresentado pela coordenadora do GT, Luciana Duarte. A apresentação ressaltou as negociações feitas no último período e a importância do movimento sindical ter conquistado o GT de Saúde no Itaú. 

Fundação Itaú
O Último tema debatido pelos delegados e delegadas do encontro foi Fundação Itaú. Foi feito um breve relato sobre todos os planos e um resgate das últimas eleições, realizadas em maio. 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados