Bancários do Itaú discutem Emprego, Saúde e melhores condições em Encontro Nacional

06.08.2021

Encontro aconteceu virtualmente na tarde de quinta-feira (5) com a participação de 159 delegados e delegadas  Na tarde desta quinta-feira (05), os 159 delegados e delegadas participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú. O encontro ocorreu virtualmente e definiu a pauta de reivindicação específica. “Foi uma oportunidade para colocarmos em discussão temas fundamentais para […]

Encontro aconteceu virtualmente na tarde de quinta-feira (5) com a participação de 159 delegados e delegadas 

Na tarde desta quinta-feira (05), os 159 delegados e delegadas participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú. O encontro ocorreu virtualmente e definiu a pauta de reivindicação específica. “Foi uma oportunidade para colocarmos em discussão temas fundamentais para o interesse dos funcionários e traçarmos juntos estratégias de luta com base na realidade do país e nas reivindicações dos trabalhadores", explica Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e representante na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.

Saúde 
O tema Saúde do trabalhador foi  pauta da primeira mesa de trabalho do encontro nacional, ministrada pelo secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles. 

De acordo com o especialista, apesar da vacinação, a fase ainda é de muita luta no cenário nacional. "A vacinação começou, mas está longe de ser o ideal. Por isso temos continuar na luta pelo real cumprimento dos protocolos de saúde e segurança que negociamos com a Fenaban no começo da pandemia e na luta pela vacinação de todos os bancários”, afirmou Salles.

O secretário de Saúde do Trabalhador a questão do retorno aos trabalhos presenciais. “O acordo que tivemos com a Fenaban é que não haverá volta sem negociar os critérios, com um protocolo único mínimo de procedimento. Temos que continuar protegendo os trabalhadores de riscos à sua saúde. Uma eventual volta só pode acontecer com a vacinação completa. Mesmo assim, temos de pensar em outros problemas que podem vir a acontecer. Temos que ter tranquilidade, pois estamos lidando com a vida das pessoas. Os bancos também têm de ter responsabilidade neste processo. Não pode ser só negócio.”

Emprego
Sobre o tema emprego foram debatidos números apresentados pela economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cátia Uehara, no início do encontro. “Nós temos que abrir negociações sobre as metas e sobre os programas de remuneração, que muitas vezes são usados como justificativas para as demissões”, disse Valdenia Ferreira, representante da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Mina Gerais (Fetrafi-MG) na Comissão de Organizados dos Empregados (COE) do Itaú.

Remuneração
A remuneração dos trabalhadores foi o terceiro tema a ser abordado. Delegados e delegadas destacaram que a instabilidade e o medo de demissões são os resultados da implementação do GERA, programa de remuneração variável criado para substituir o AGIR e a importância em continuar as negociações. 

GT Saúde
O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú, tema da quarta mesa de debate foi apresentado pela coordenadora do GT, Luciana Duarte. A apresentação ressaltou as negociações feitas no último período e a importância do movimento sindical ter conquistado o GT de Saúde no Itaú. 

Fundação Itaú
O Último tema debatido pelos delegados e delegadas do encontro foi Fundação Itaú. Foi feito um breve relato sobre todos os planos e um resgate das últimas eleições, realizadas em maio. 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados