O novo acordo traz conquistas importantes para a categoria, com avanços nas condições de trabalho
As bancárias e os bancários do Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, Sindicatos, Federações e Confederações, assinaram nesta terça-feira (15) o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024. A assinatura ocorreu na sede do banco, em São Paulo.
Representantes dos empregados ressaltaram a importância da renovação do documento para assegurar as cláusulas econômicas e sociais, em âmbito nacional, aos trabalhadores. Entre as conquistas estão as 2.500 bolsas de estudo para primeira graduação, pós-graduação e MBA. Os representantes reforçaram, ainda, a busca por avanços, como melhorias nas condições de trabalho, no plano de saúde, e também nos direitos dos neurodivergentes.
O novo acordo destaca-se pela manutenção integral das cláusulas anteriores, como as regras do PPRS sem compensação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O PPRS referente ao ano de 2024 será pago em fevereiro de 2025, no valor de R$ 3.672,25, e o de 2025 será reajustado pelo índice da CCT e pago em fevereiro de 2026. Outra conquista importante foi a isenção da coparticipação no plano de saúde para Pessoas com Deficiência (PCDs) ativas, promovendo maior acessibilidade e inclusão. Também foi acordada a suspensão de metas por 30 dias para trabalhadores que retornarem de afastamentos superiores a 180 dias por motivo de saúde, doença ou licença-maternidade, garantindo uma readaptação adequada ao ritmo de trabalho.
Os representantes dos trabalhadores reforçaram a importancia do acordo para equilibrar as relações entre as partes, garantindo condições justas de trabalho e a proteção dos direitos dos trabalhadores.
David Zaia, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e secretário-geral da Contec, representou os sindicatos na assinatura e destacou o êxito das negociações:
“Esse acordo é fruto de um esforço coletivo que visa garantir conquistas reais para os trabalhadores. Conseguimos preservar direitos essenciais, como o PPRS, e avançar em questões fundamentais como a inclusão de PCDs. É uma vitória importante para toda a categoria”, pontuou.
Ana Stela Alves de Lima, vice-presidente da Feeb SP/MS, assinou o ACT pela mesa de negociação da Contraf e destacou a participação ativa da Feeb no processo:
“A Feeb esteve presente em todas as etapas das negociações, defendendo os interesses dos bancários e bancárias. Esse acordo reflete nosso compromisso com a melhoria das condições de trabalho e com a proteção dos direitos da categoria”, disse Ana Stela.
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais