O novo acordo traz conquistas importantes para a categoria, com avanços nas condições de trabalho
As bancárias e os bancários do Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, Sindicatos, Federações e Confederações, assinaram nesta terça-feira (15) o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024. A assinatura ocorreu na sede do banco, em São Paulo.
Representantes dos empregados ressaltaram a importância da renovação do documento para assegurar as cláusulas econômicas e sociais, em âmbito nacional, aos trabalhadores. Entre as conquistas estão as 2.500 bolsas de estudo para primeira graduação, pós-graduação e MBA. Os representantes reforçaram, ainda, a busca por avanços, como melhorias nas condições de trabalho, no plano de saúde, e também nos direitos dos neurodivergentes.

O novo acordo destaca-se pela manutenção integral das cláusulas anteriores, como as regras do PPRS sem compensação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O PPRS referente ao ano de 2024 será pago em fevereiro de 2025, no valor de R$ 3.672,25, e o de 2025 será reajustado pelo índice da CCT e pago em fevereiro de 2026. Outra conquista importante foi a isenção da coparticipação no plano de saúde para Pessoas com Deficiência (PCDs) ativas, promovendo maior acessibilidade e inclusão. Também foi acordada a suspensão de metas por 30 dias para trabalhadores que retornarem de afastamentos superiores a 180 dias por motivo de saúde, doença ou licença-maternidade, garantindo uma readaptação adequada ao ritmo de trabalho.
Os representantes dos trabalhadores reforçaram a importancia do acordo para equilibrar as relações entre as partes, garantindo condições justas de trabalho e a proteção dos direitos dos trabalhadores.
David Zaia, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e secretário-geral da Contec, representou os sindicatos na assinatura e destacou o êxito das negociações:
“Esse acordo é fruto de um esforço coletivo que visa garantir conquistas reais para os trabalhadores. Conseguimos preservar direitos essenciais, como o PPRS, e avançar em questões fundamentais como a inclusão de PCDs. É uma vitória importante para toda a categoria”, pontuou.
Ana Stela Alves de Lima, vice-presidente da Feeb SP/MS, assinou o ACT pela mesa de negociação da Contraf e destacou a participação ativa da Feeb no processo:
“A Feeb esteve presente em todas as etapas das negociações, defendendo os interesses dos bancários e bancárias. Esse acordo reflete nosso compromisso com a melhoria das condições de trabalho e com a proteção dos direitos da categoria”, disse Ana Stela.
Notícias Relacionadas
Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação
A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]
Leia maisFeeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa
Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]
Leia maisEleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia mais