
Assinatura ocorreu na sede do Banco e contou com representantes dos bancários e dos bancos
Bancários do banco Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, assinaram nesta terça-feira (27), na sede do Banco, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários. A assinatura aconteceu na sede do Banco Santander, em São Paulo.

“Hoje é um dia muito feliz. Estivemos ao longo de todos esses meses debatendo as nossas pautas principais e as nossas prioridades. Persistimos na manutenção do Acordo e conseguimos avanços especialmente para as mulheres, além da nossa prioridade que era a remoção da compensação da PLR no programa próprio. Saímos vitoriosos e agradecemos o apoio de cada um”, destaca Patrícia Bassanin, representante da Feeb na COE Santander.

Além da ACT foram assinados o aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e o Termo de Relações Laborais do Banco.
Entre os benefícios presentes nos documentos estão: Extensão do período de amamentação de nove para 12 meses podendo ser usufruído pelo pai ou pela mãe; Inclusão de cláusula de repúdio à violência contra a mulher onde o banco se compromete a apoiar bancárias vítimas de violência; Termo de relações laborais para prevenir e coibir o assédio moral e sexual; Manutenção do pagamento de PLR e Programa Próprio sem compensação de um pelo outro; Aumento de um para três dias para acompanhamento de filhos adoecidos; Reajuste no valor da bolsa de estudos; As pautas financeiras incluem pagamento da PPRS reajustado em 2022 em 8% que será pago em fevereiro de 2023 em parcela única no valor de R$ 3.355,73; Em fevereiro de 2024, será pago o valor reajustado pelo INPC do período, mais 0,5%; Estão mantidas as faixas de renda do PPRS – o banco queria subir de 13% para 16%; de 13% a 23% para 16% a 26% e acima de 23% para 26%.

“Após um longo processo de negociação chegamos à fase final com a assinatura do acordo, aprovado recentemente por mais de 97% dos funcionários. A somatória dos avanços, garantias de direitos e conquistas é resultado da Campanha Nacional, iniciada a partir de percepções do dia-a- dia dos bancários, que ganham força e proporção nacional, um processo essencial para a manutencao dos direitos e da democracia da categoria”, conclui David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Notícias Relacionadas
Movimento Sindical repudia decisão de juiz pelo afastamento do presidente da Previ
Representantes dos trabalhadores avaliam a decisão como de viés político e desrespeito aos processos de elegibilidade do BB e da própria Previ, aprovados por órgão regulador Nota de repúdio aos ataques à Previ A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Feeb) repudia decisão do juiz substituto da 1ª Vara Cível do Distrito Federal, Marcelo Gentil […]
Leia maisSão José dos Campos: Chapa 1 vence eleição para diretoria do Sindicato com 99,1% dos votos
Processo eleitoral ocorreu entre os dias 24 e 25 de maio Ocorreu nesta quinta-feira (25) a eleição do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região. A chapa “Bancário é Essencial” participou do processo eleitoral como chapa única e foi reeleita com 1.047 votos, o que representa 99,1% do total. Chapa “Bancário é […]
Leia maisAprovados em concurso de 2014 serão contratados pela Caixa
Reivindicação de novas contratações é uma das lutas do movimento sindical para redução de sobrecarga de trabalho A Caixa Econômica Federal comunicou ao movimento sindical e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite desta terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014. A reivindicação por mais contratações […]
Leia mais