Bancários do Santander realizam assembleia na próxima semana para votar compensação de jornada

03.02.2021

Decisão se deu após negociação entre Comissão de Organização dos Empregados (COE) e Banco Bancários do Santander e sindicatos participarão na próxima terça-feira (09) de uma assembleia que votará o Acordo Coletivo de Trabalho sobre a compensação de jornada. O prazo inicial para compensação das horas negativas era janeiro de 2021. O novo prazo, inicialmente […]

Decisão se deu após negociação entre Comissão de Organização dos Empregados (COE) e Banco

Bancários do Santander e sindicatos participarão na próxima terça-feira (09) de uma assembleia que votará o Acordo Coletivo de Trabalho sobre a compensação de jornada.

O prazo inicial para compensação das horas negativas era janeiro de 2021. O novo prazo, inicialmente indicado para março, está condicionado a análise futura das condições da pandemia de coronavírus, com a possibilidade de nova prorrogação.

Após aprovação, a proposta para um Acordo Aditivo com o adiamento da compensação será escolha das assembleias virtuais da próxima semana.

A proposta inclui ampliação da compensação de 12 para 18 meses, com veto para desconto em folha de pagamento até que encerrado o prazo. Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, a proposta também prevê veto para o desconto das horas não compensadas.

"A função principal dos sindicatos é celebrar acordos que valorizem e protejam os trabalhadores. Para nós da Feeb, participantes da organização dos trabalhadores do Banco Santander (Coe), este é um acordo fundamental nestes tempos de pandemia", explica a representante da Feeb SP/MS na COE Santander, Ana Stela Lima. 

Acordo
Em setembro do ano passado, a COE negociou com a direção do banco o acordo de banco de horas negativas. Na ocasião, foi previsto o início da compensação em janeiro. Devido à continuidade e ao agravamento da pandemia, a categoria avaliou não ser seguro o retorno dos bancários ao trabalho presencial e o aumento de jornadas para compensação de horas negativas. O banco por sua vez, se comprometeu a não convocar os bancários para imediata compensação de horas.

Confira o resumo da proposta do Acordo Aditivo para compensação de horas negativas:
– Início da compensação será adiado de janeiro para março, com a possibilidade de nova prorrogação a depender do cenário da pandemia de coronavírus.
– Ampliação do prazo de compensação de 12 para 18 meses.
– Vetado desconto em folha de pagamento até encerrado o prazo de 18 meses para compensação.
– Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, é vetado o desconto das horas negativas não compensadas.

 

Notícias Relacionadas

Chapa apoiada pelo Sindicato vence eleições Banesprev 2023

Todos os candidatos apoiados pelo Sindicato, Feeb SP/MS, Contraf-CUT, e demais entidades sindicais de todo o Brasil, entraram nas vagas de titulares e suplência. A chapa Em Defesa do Banesprev saiu vitoriosa do processo eleitoral para a Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos do plano. O Sindicato parabeniza aos eleitos, em […]

Leia mais

ELEITA COM 98,6% DOS VOTOS NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE GUARATINGUETÁ

Foi eleita nessa última quinta-feira (21/09) a nova diretoria para o exercício de 2024-2028.Apuração foi acompanhada pelo presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.  Bancários e Bancárias de Guaratinguetá e Região elegeram a chapa 1 do Sindicato (Com Inovação e Dedicação Faremos a Diferença!) com a expressiva aprovação de 98,6% dos votos válidos, em um pleito […]

Leia mais

COE debate emprego, remuneração, agências e segurança bancária com o Itaú

Reunião foi realizada nesta quarta-feira, na sede do banco, em São Paulo A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, na última quarta-feira (20), para discutir demandas relacionadas ao emprego, remuneração, agências e segurança bancária. Na ocasião, a representação dos trabalhadores buscou compreender a estrutura organizacional e […]

Leia mais

Sindicatos filiados