Bancários do Santander se manifestam contra demissões

23.09.2020

Banco espanhol já demitiu mais de 1000 profissionais em todo o país A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul mobiliza nesta semana, junto aos sindicatos filiados, a campanha contra as demissões em massa do banco espanhol. Até o momento, o Santander já demitiu mais de […]

Banco espanhol já demitiu mais de 1000 profissionais em todo o país

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul mobiliza nesta semana, junto aos sindicatos filiados, a campanha contra as demissões em massa do banco espanhol. Até o momento, o Santander já demitiu mais de mil funcionários em todo o país, em plena pandemia.

As demissões tiveram início em junho e seguem até o momento atual. De acordo com a representante da Feeb, Patrícia Bassanin, o banco age em desconformidade com a ética e o o compromisso com o trabalhador. “O banco contraria ao demitir em plena pandemia, o compromisso assumido de não demitir neste período”, destaca. Uma das justificativas dadas pelo banco foi a de que as demissões tem ocorrido devido à redução do número das atividades dentro das agências.

Para esta quinta-feira, 24, os representantes da categoria bancária organizam “O dia Nacional de Luta”, e se mobilizarão nas redes sociais em protesto às demissões e em defesa do emprego. Um tuitaço deve ocorrer às 12h com a #SantanderPareAsDemissoes.
“As demissões são injustas, tem ocorrido por telefone, sem nenhuma consideração e respeito com o trabalhador. Sem contar que o número de metas continua sendo grande assim como as cobranças excessivas, o que gera desconforto e diante do contexto, adoecimento físico e emocional ao trabalhador”, explica Bassanin.

A categoria cobra transparência e informações por parte do banco aos seus funcionários e entidades representativas. Durante o primeiro semestre de 2020, o Banco Santander lucrou no R$ 5,989 bilhões, mesmo com a pandemia.
“É muito importante que cada base articule atividades dentro das possibilidades e com preservação às medidas de segurança e saúde do bancário e da bancária”, reforça o presidente da Feeb, Jeferson Boava.
 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados