Banco do Brasil cobra volta ao trabalho presencial do bancário com coabitantes em risco

21.07.2020

Posicionamento do Banco vai contra política de negociação do movimento sindical Um comunicado divulgado na manhã desta terça-feira, 21, pelo Banco do Brasil, causou indignação à categoria. O texto foi liberado após a portaria conjunta n° 20 do Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, editada no […]

Posicionamento do Banco vai contra política de negociação do movimento sindical

Um comunicado divulgado na manhã desta terça-feira, 21, pelo Banco do Brasil, causou indignação à categoria. O texto foi liberado após a portaria conjunta n° 20 do Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, editada no dia 18 de junho do governo. “O documento anula e restringe a portaria anterior com relação aos procedimentos das empresas no combate e prevenção à pandemia do Covid-19. Se por um lado o banco argumenta a continuidade do atendimento à população, por outro, põe em risco a saúde dos coabitantes do trabalhador”, explica a Elisa Pereira, representante da Feeb SP/MS no COE do Banco do Brasil.

A nova portaria orienta o afastamento apenas dos trabalhadores que fazem parte do grupo de risco. Enquanto a anterior previa o afastamento do trabalho de quem coabitava com pessoas do grupo de risco.

Para Elisa, o Banco agiu contra os funcionários, uma vez que a determinação deveria acontecer após abertura de diálogo e negociação sobre o tema. “É revoltante em meio à pandemia bancários terem que lidar com questões que acentuam os problemas de saúde do trabalhador, como as metas abusivas e agora a falta de proteção para seus coabitantes”, aponta.

De acordo com o movimento sindical, as medidas a serem tomadas não podem se sobrepor à defesa da vida e segurança da saúde dos funcionários, trabalhadores e clientes do Banco do Brasil. “Agindo assim, o banco desgasta todo esforço de negociação realizado até o momento em proteção à saúde dos trabalhadores do Brasil”, argumenta Elisa.

De acordo com o comunicado liberado pelo Banco do Brasil, gestores poderão chamar bancários coabitantes que vivem com pessoas do grupo de risco a se apresentarem para o trabalho presencial até o dia 27 de julho.

Os sindicatos cobram uma reunião o quanto antes com o Banco para tratarem do assunto e seguirem com a luta em proteção da vida e da saúde dos funcionários e de seus familiares, conforme compromisso firmado no início da pandemia.

“Trata-se de uma opção pela necropolítica, termo cunhado pelo filósofo e cientista político camaronense Achille Mbembe, ensaio que discute como governos escolhem quem vive e quem morre. Nosso papel é optar pela defesa do trabalhador sempre”, destaca Elisa.
 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados