Bancos fecham no Carnaval

28.02.2014

As agências bancárias estarão fechadas no Carnaval (03 e 04/03) e na quarta-feira (05/03) os bancos abrem após as 12h.  Para pagamentos e outros serviços os clientes podem usar a internet ou caixas eletrônicos.  Veja dicas da Federação dos Bancos (Febraban): Como pago contas a vencer? – Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás ): As […]

As agências bancárias estarão fechadas no Carnaval (03 e 04/03) e na quarta-feira (05/03) os bancos abrem após as 12h.  Para pagamentos e outros serviços os clientes podem usar a internet ou caixas eletrônicos.  Veja dicas da Federação dos Bancos (Febraban):

Como pago contas a vencer?
– Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás ): As contas de água, luz, telefone, gás, Internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela Internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco (confira o número no site do banco, no cartão da sua conta, ou pesquise no site da FEBRABAN www.febraban.org.br/atendimento_bco.asp).

Como pago contas vencidas?
– Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás): faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call Center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

– Meu boleto é do banco e a agência está fechada, como faço?
Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone (call Center), aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).

– Preciso pagar títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos), como faço?
Peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.

Transferências e saques
– Preciso fazer uma transferência bancária, qual é o limite?
Para transferências de valores de banco para banco: a partir de R$ 1.000 para TED e até R$ 5.000 para DOC. Lembrando que a TED faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada. Em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC), é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação. Além da agilidade, a TED também oferece segurança ao cliente, tanto por ocorrer em um meio eletrônico seguro, quanto por permitir que o usuário faça a transferência sem sair de casa. “Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência. Basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação”, diz Walter Faria, diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN.

– Qual é o limite de saque nos caixas eletrônicos?
Os saques noturnos são limitados à R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.

– Preciso sacar mais de R$ 1.000 reais, o que fazer?
No caso de saque acima de R$ 1.000,00, se a agência estiver fechada, o cliente poderá, durante o dia, efetuar o saque do valor em caixas eletrônicos e na rede 24horas.

Dicas para um saque seguro:

• Evitar saques de valores altos em espécie. Prefira as transações eletrônicas, que oferecem mais segurança, comodidade e eficiência. Exemplos: DOC, TED, transferência via telefone e Internet.
• Se tiver de realizar saques de valores altos, nunca contar dinheiro em público; se houver necessidade fazer em local reservado da agência. Algumas instituições possuem locais reservados para essa finalidade. Informe-se com um funcionário do banco.
• Procurar ir ao banco ou ao caixa eletrônico sempre acompanhado;
• Ser discreto e rápido ao conferir o seu dinheiro e sair do banco;
• Desconfiar de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação;
• Caso sentir que está sendo observado ou seguido, entrar num local movimentado e acione a Polícia Militar (tel. 190) e informar as características do observador;
• Ao efetuar depósitos no caixa eletrônico, tomar cuidado para que não haja troca de envelopes. Não pedir, nem aceitar ajuda de estranhos. Procurar, sempre, a ajuda de um funcionário do banco, identificado;
• Se desconfiar de que está sendo observado por suspeitos no interior de uma agência, procurar um funcionário do banco, identificado ou um segurança.  

Fonte: Feeb SP/MS com Febraban 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados