Bancos se comprometem a reduzir o prazo de atendimento aos clientes

03.04.2017

O limite para atender às demandas dos clientes vai passar de dez para cinco dias úteis SÃO PAULO – Os bancos participantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assumiram o compromisso de reduzir o prazo de atendimento aos clientes, de acordo com o presidente da entidade, Murilo Portugal. As instituições comprometeram-se, conforme ele, a solucionar […]


O limite para atender às demandas dos clientes vai passar de dez para cinco dias úteis

SÃO PAULO – Os bancos participantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assumiram o compromisso de reduzir o prazo de atendimento aos clientes, de acordo com o presidente da entidade, Murilo Portugal. As instituições comprometeram-se, conforme ele, a solucionar as demandas em prazos menores que o limite máximo de dez dias úteis, previsto na resolução 4433, que dispõe sobre as ouvidorias.
"Nosso compromisso, que tenho o prazer de anunciar aqui, é reduzir esse prazo a cinco dias úteis em pelo menos 50% das demandas tratadas nas ouvidorias", anunciou Portugal, durante discurso de abertura no 2º Encontro Ouvidoria de Bancos.

De acordo com ele, esse compromisso passará a integrar as normas de Autorregulação Bancária da Febraban, e será supervisionado pela Federação. A adesão ao sistema é voluntária e até o momento 18 bancos o integram: ABC do Brasil; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Original; Safra; Toyota; Volkswagen; Votorantim; Banpará; Banrisul; Bradesco; Caixa Econômica Federal; Citibank; China Construction Bank; Itaú Unibanco; Mercantil do Brasil; Santander e Sicredi.

No ano passado, conforme Portugal, somente as seis maiores instituições financeiras atenderam, pelos seus canais internos, mais de 380 milhões de consultas, que foram desde pedidos de informações simples a demandas relacionadas a operações de crédito. "Graças aos esforços do setor para melhorar o atendimento, as reclamações, por esses canais, tiveram uma queda de mais de 7% quando comparados os últimos trimestres de 2015 e de 2016", informou o presidente da Febraban.

A adesão ao sistema é voluntária e até o momento 18 bancos o integram

Portugal destacou ainda que mais de oito em cada 10 consumidores que recorrem às ouvidorias, em média, têm seu problema resolvido de forma definitiva e que dos 17 normativos de autorregulação de Febraban atualmente em vigor, 13 regulam o relacionamento com clientes. Classificou o ambiente atual de debates como propício para o aprofundamento das relações entre bancos e clientes, fruto da aproximação do regulador com as ouvidorias com as instituições.

"Quero reiterar a plena disposição do setor para o diálogo, para o entendimento e para o fortalecimento das políticas internas de solução de conflitos com clientes", acrescentou Portugal.

De acordo com ele, os bancos têm fortalecido suas políticas de relacionamento no intuito de elevar de forma gradual os padrões de transparência e respeito ao consumidor, a redução de conflitos e o tratamento de riscos.

Fonte: Aline Bronzati, Altamiro Silva Júnior e Francisco Carlos de Assis – O Estado de S.Paulo
Foto: Estadão

Notícias Relacionadas

Itaú responde a questionamentos do GT de Saúde sobre atendimento médico, denúncias e medidas contra assédio

Bancários relataram problemas em exames ocupacionais, falta de confiança no canal de denúncias e dificuldades no retorno ao trabalho após afastamento. Banco admitiu falhas e prometeu melhorias. O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes do banco para discutir problemas enfrentados pelos bancários na área da saúde e […]

Leia mais

Feeb SP/MS prestigia posse dos ministros Padilha e Gleisi

               Diretor financeiro Antônio Paiva representou a entidade em cerimônia no Palácio do Planalto, reforçando o compromisso com o diálogo institucional. Na última segunda-feira, 10 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou Alexandre Padilha como ministro da Saúde e Gleisi Hoffmann como ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. A cerimônia, realizada […]

Leia mais

Bancos e sindicatos de bancários oferecem 3.100 bolsas de estudo para mulheres na área de tecnologia

Objetivo é reduzir a lacuna de gênero no setor de TI, capacitando mulheres para atuar em uma das áreas que mais crescem no Brasil A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as Confederações de Bancários (Contraf e Contec) irão oferecer 3.100 bolsas de estudo gratuitas para capacitar mulheres no setor de tecnologia. Serão 3.000 bolsas […]

Leia mais

Sindicatos filiados