Governo vê indícios de falta de informação e dá prazo de 10 dias para receber justificativa
Os seis maiores bancos do país terão que prestar contas ao governo sobre os serviços cobrados nos pacotes oferecidos aos clientes.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander foram notificados, ontem, pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
Segundo Amaury Oliva, diretor do DPDC, os bancos terão prazo de dez dias para apresentar as respostas e a documentação solicitadas. Conforme revelou a Folha, a falta de transparência nos serviços incluídos nos pacotes já havia chamado a atenção do Banco Central.
De acordo com o diretor, a preocupação é saber ser o cliente está sendo devidamente informado sobre o que está pagando e também quais os serviços que ele não precisa ser cobrado.
Técnicos do governo têm indícios de falta de informações, o que dificulta a liberdade de escolha dos clientes, e temem que serviços que deviam ser grátis estejam sendo tarifados indiretamente.
Segundo Oliva, numa análise prévia nos sites dos bancos, foram identificados vários problemas.
"Um deles tem pacotes especial, completo e pleno. Isso não significa nada para o consumidor. Nos três casos, o consumidor acha que está comprando um serviço completo. Não há diferenciação."
HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander disseram que vão prestar os esclarecimentos solicitados.
O Banco do Brasil disse que "cumpre integralmente as normas do Banco Central relacionadas à oferta de produtos e serviços". A Caixa afirmou que "tem como política esclarecer aos clientes, com transparência, as condições de seus produtos e serviços".
Fonte: Folha de S.Paulo
Notícias Relacionadas
Davi Zaia é homenageado na cerimônia de 190 anos da Alesp
Em solenidade pelos 190 anos da Alesp, Davi Zaia foi reconhecido por sua trajetória como deputado estadual e sua contribuição para o desenvolvimento do estado A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) celebrou, nesta quarta-feira (5), seus 190 anos de história com um evento solene realizado no auditório Simón Bolívar, no Memorial da […]
Leia maisFeeb SP/MS participa de reunião com COE Itaú sobre plano de saúde, mas banco não apresenta avanços
Instituição não respondeu a ofício que solicitava congelamento dos valores e criação de plano especial para aposentados A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com representantes do banco na manhã desta terça-feira (4) para tratar do plano de saúde dos funcionários. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisBB realiza nova eleição para Caref a partir de sexta (7); Feeb SP/MS apoia Selma Siqueira
Primeira votação foi anulada por problemas técnicos; nova eleição ocorre de 7 a 13 de fevereiro A Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de escolha da Conselheira ou Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários do Banco do Brasil (Caref), anulou a votação que ocorreu entre 22 e 31 de janeiro por razões técnicas. Com isso, um […]
Leia mais