Bônus Caixa: Após cometer grande erro banco quer devolução de Bônus

18.05.2022

Representação dos trabalhadores cobra pagamento correto a todos que têm direitos, sem prejuízo àqueles que já receberam Trabalhadores da Caixa foram surpreendidos com mais um grande erro da gestão Pedro Guimarães. O acerto de Bônus Caixa foi creditado com disparidades a empregados de uma mesma unidade. O Bônus Caixa foi implementado pelo banco em 2017, […]

Representação dos trabalhadores cobra pagamento correto a todos que têm direitos, sem prejuízo àqueles que já receberam

Trabalhadores da Caixa foram surpreendidos com mais um grande erro da gestão Pedro Guimarães. O acerto de Bônus Caixa foi creditado com disparidades a empregados de uma mesma unidade.

O Bônus Caixa foi implementado pelo banco em 2017, com critérios definidos de forma unilateral pela direção da Caixa, entre eles, a contemplação de apenas parte dos empregados.

Na última sexta-feira (13), empregados que receberam o bônus foram notificados via e-mail com informações sobre a devolução de parte dos valores. De acordo com o banco, o bônus que poderia ser pago de forma parcelada foi pago em maior valor. Segundo a Caixa, o objetivo foi promover suposto acerto, já que mais empregados passaram a ter direito ao pagamento, dividindo o valor orçado para o Bônus que foi congelado pela direção.

Para as entidades sindicais esse é mais um grande erro de Pedro Guimarães. As entidades sindicais contestaram o pagamento para apenas a uma parte dos empregados e cobraram que o mesmo seja pago a todos, com critérios definidos de forma negociada e parte do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

“Priorizamos a segurança dos trabalhadores. O pagamento do Bônus Caixa avilta os trabalhadores e sua representação. As regras não são claras e mudam ao bel prazer da direção. Além disso, os sistemas que dão suporte à operação são muito frágeis”, disse o representante da Federação dos Bancários, Carlos Augusto Pipoca.

GDP

Não bastasse ter pago valores com enormes disparidades a empregados de uma mesma unidade, ter visto a injustiça ser denunciada e se ver obrigada a promover alterações no Ciclo 2021 do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) e no mecanismo de “curva forçada”, agora a Caixa quer que empregados devolvam parte dos recursos recebidos. O banco chegou a criar um sistema para que os próprios gerentes indiquem a quantidade de parcelas para a devolução dos recursos.

De acordo a representação dos trabalhadores, a atual gestão não tem condições de administrar um banco com tamanha importância como a Caixa. Segundo as entidades, “o normal seria o contentamento dos empregados ao receber o bônus, mas os erros cometidos fizeram com que ficassem desgostosos”, avaliam.

PLR X Bônus

O Bônus Caixa é uma política instituída unilateralmente pela Caixa, sem qualquer discussão com as entidades sindicais, que têm cobrado que o banco debata o bônus com os empregados para que sejam definidos, em conjunto, os critérios para o pagamento.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados