
Demandas dos empregados foram debatidas durante encontro que ocorreu ontem (13) por plataforma digital
O Comando Nacional dos Bancários se reuniu ontem (13) com a nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. O encontro foi realizado por meio de plataforma digital e contou com a participação de cerca de 40 representantes da categoria.
As demandas dos empregados foram tratadas pela nova presidente. A categoria ressaltou a importância do momento por se tratar de demandas históricas pelos empregados.
O representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Carlos Augusto Pipoca ressaltou a importância do diálogo.
“Foi um encontro importante em que pudemos reafirmar nossa disposição para negociar. Espaços de diálogo são fundamentais, pois é grande a quantidade de problemas represados após seis anos de práticas neoliberais que tanto dano causaram
ao Brasil e à Caixa”, declara.
A categoria viu como uma sinalização positiva, de mudança e comprometimento com o trabalhador. “Agora vamos olhar para o futuro na perspectiva de reconstruir a Caixa e garantir condições de trabalho para que todo empregado e empregada possa bem desempenhar seu papel”, completa Pipoca.
Durante o encontro, a presidente ressaltou sua origem no movimento sindical e garantiu que todo o governo está empenhado na reconstrução da Caixa, mas ressaltou que o processo não será rápido. “A Caixa foi destruída na sua estrutura de tecnologia, na gestão de pessoal, enfim, em todos os setores”, lamentou.
Novo governo
Durante o encontro a presidente apresentou as principais ações realizadas nos dois primeiros meses do novo governo, entre elas, a abertura de 15 agências físicas; apoio aos danos da catástrofe provocada pelas chuvas no litoral norte paulista; investimento em projetos de sustentabilidade; contribuição ao programa de apoio às moradoras de favelas, que deve alcançar 50 mil mulheres; apoio aos povos indígenas, que deverá beneficiar cerca de 10 mil famílias; além da reestruturação dos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. A presidente garantiu, ainda, que a Caixa não mais venderá ativos – prática do último governo usada para privatização de setores lucrativos do banco.
Reivindicações
Os representantes dos trabalhadores apresentaram demandas específicas para a garantia de direitos e conquistas trabalhistas. A presidenta da instituição afirmou que a retomada do diálogo entre banco e empregados marca o fim da gestão por medo e informou que a Vice-Presidência de Pessoas (Vipes) foi reinstituída, e que o processo seletivo para o cargo está aberto. Também foi informado pela nova presidente que haverá a exclusão da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), e que os critérios serão revistos.
Outros anúncios
A executiva anunciou a promoção pela democratização do sistema de comunicação da empresa, que, entre outras medidas, inclui o retorno do espaço de comentários dos funcionários no Jornal da Caixa, antes suspenso pelo ex-presidente Pedro Guimarães.
Com a finalidade de promover a equidade no ambiente de trabalho e por fim à discriminação por raça, cor, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência, a entidade lançou o programa sobre Diversidade e Inclusão.
Durante os anúncios o movimento sindical reforçou a importância da retomada das contratações necessárias. A presidente do banco garantiu que o tema será negociado na mesa permanente.
PLR
A definição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também teve espaço no diálogo. Sobre o assunto, a dirigente lembrou que está relacionado ao resultado referente ao exercício de 2022, quando a Caixa ainda era administrada pela equipe do governo anterior, que será divulgado no próximo dia 23 de março. Rita Serrano garantiu que nessa mesma data ocorrerá mesa de negociação com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.
Notícias Relacionadas
Caixa paga PLR
Representantes dos empregados da Caixa se reuniram nesta quinta (23) com a entidade, no primeiro encontro da mesa permanente de negociação em 2023. O evento aconteceu de maneira presencial, em São Paulo, logo após a live do balanço do 4º trimestre de 2022. O representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisParticipante do SantanderPrevi poderá acessar saldo por aplicativo
A diretoria do banco Santander informou aos participantes do SantanderPrevi, que os saldos a partir de agora já podem ser acessados também no aplicativo do banco, ou seja, além do portal www.santanderprevi.com.br, os participantes terão nova opção de acesso. “É positiva a extensão de possibilidades de acesso à consulta da previdência, isso demonstra mais transparência […]
Leia maisSantander informa alteração na nomenclatura dos cargos
Informação foi transmitida para os representantes dos trabalhadores Representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander foram convocados pelo banco para uma reunião emergencial, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (22). Na ocasião, responsáveis pelo setor de recursos humanos do banco, informaram que o Santander fará alteração na nomenclatura dos cargos. A nova nomenclatura […]
Leia mais