Caixa Econômica Federal apresenta propostas e negociações continuam

30.08.2024

Demandas pendentes mantêm a mobilização dos empregados; novas rodadas ocorrerão nesta sexta-feira A Caixa Econômica Federal apresentou, nesta quinta-feira (29), uma série de propostas para cláusulas de benefícios e direitos voltados às empregadas e empregados, visando à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A representação dos trabalhadores fez algumas ponderações, e as negociações serão […]

Demandas pendentes mantêm a mobilização dos empregados; novas rodadas ocorrerão nesta sexta-feira

A Caixa Econômica Federal apresentou, nesta quinta-feira (29), uma série de propostas para cláusulas de benefícios e direitos voltados às empregadas e empregados, visando à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Foto: Contraf
Foto: Contraf

A representação dos trabalhadores fez algumas ponderações, e as negociações serão retomadas nesta sexta-feira (30).

Propostas da Caixa:

Adicional Embarcado: A Caixa aceitou ampliar o pagamento do adicional para trabalhadores embarcados, elevando o valor de R$ 55 para R$ 100 por dia, com acréscimos de até 30% após três ciclos consecutivos. A representação dos empregados reivindicou a correção dos valores, que estão congelados há nove anos, e a inclusão do adicional no ACT. A Caixa comprometeu-se a analisar a questão.

Vale-Transporte: A inclusão de uma cláusula no ACT permitirá que empregados que não têm acesso a transporte público recebam o reembolso do valor gasto no deslocamento. O reembolso será limitado a 200 km/dia, com desconto de 4% no salário padrão, conforme previsto no ACT.

Auxílio-Calamidade: A Caixa ampliará os cuidados aos empregados em situações de calamidade, como ocorreu no Rio Grande do Sul. O ACT incluirá direitos como adiantamentos de até 10 salários, cinco apips e a 13ª cesta alimentação, sem que sejam considerados empréstimos.

Férias: A Caixa acatou a reivindicação de tornar opcional o adiantamento do pagamento das férias, com a opção de parcelamento em até 10 vezes sem juros.

Licença Maternidade/Paternidade: Proposta de ampliação da equidade parental para permitir que pais e mães dividam as responsabilidades de forma mais equitativa.

Redução de Jornada para PcDs: A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) cobrou uma proposta que garanta o direito à redução de jornada para empregados com deficiência (PcD) ou responsáveis por PcDs, sem redução salarial, com possibilidade de trabalho remoto.

Tesifon Quevedo Neto, representante da Feeb SP/MS, destacou a importância das conquistas obtidas até o momento: “O direito de parcelar o valor a ser devolvido em até 10x sem juros continuará existindo nos mesmos moldes de hoje. A novidade é o direito do empregado decidir se quer receber ou não a antecipação salarial. Para quem optar por não receber a antecipação salarial, haverá apenas o adiantamento do Abono de Férias, também chamado de 1/3 constitucional0”, disse.

As negociações serão retomadas nesta sexta-feira (30), com a expectativa de novos avanços.

Notícias Relacionadas

Atenção! Plenária para tratar da proposta do Banco do Brasil nesta segunda-feira (09)

Nesta segunda-feira (09/09) a Feeb SP/MS realiza Plenária virtual para tratar da proposta do Banco do Brasil  Nesta segunda-feira (09), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizará uma Plenária a partir das 17h para discutir a proposta da Campanha Nacional 2024 apresentada pelo Banco do […]

Leia mais

Resultados Assembleias: Bancários representados por Sindicatos da Feeb SP/MS aprovam CCT para bancos privados

Votação contou com ampla adesão, mas divergências nas propostas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal levarão a novas deliberações A votação das assembleias para deliberação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) teve resultados mistos nas regiões dos Sindicatos dos Bancários representados pela Federação […]

Leia mais

Funcionários do BB deliberam sobre proposta de renovação da CCT e ACT

Feeb SP/MS indica aprovação As funcionárias e os funcionários do Banco do Brasil decidirão, em assembleia realizada pelo Sindicato, nesta quarta-feira, 04 de setembro, sobre proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. A votação será aberta às 20h e seguirá até as 20h de quinta-feira (5) pela plataforma eletrônica VotaBem. O Comando Nacional […]

Leia mais

Sindicatos filiados