Campanha dos Bancários toma as ruas de Piracicaba

22.08.2016

A Campanha Nacional dos Bancários tomou às ruas de Piracicaba na manhã da quinta-feira (18), com o mote “Só a Luta Te Garante”. O Sindicato dos Bancários (SindBan) percorreu o centro da cidade e levou à população a luta da categoria em defesa dos direitos e do emprego. No mesmo dia, ocorreu a primeira negociação […]


A Campanha Nacional dos Bancários tomou às ruas de Piracicaba na manhã da quinta-feira (18), com o mote “Só a Luta Te Garante”. O Sindicato dos Bancários (SindBan) percorreu o centro da cidade e levou à população a luta da categoria em defesa dos direitos e do emprego. No mesmo dia, ocorreu a primeira negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. A data-base da categoria é no dia 1º de setembro.

“Demos início à nossa Campanha Salarial. A participação dos bancários é de suma importância para que tenhamos sucesso nessa jornada. Faremos o possível para que tudo seja resolvido nas mesas de negociação”, frisa a presidenta em exercício do SindBan, Angela Ulices Savian.

Angela ressalta que a campanha não é apenas para os bancários, mas em prol da sociedade. “A população também é explorada pelo sistema financeiro. Paga altas taxas de juros e muitas vezes obrigadas a saírem das agências e fazerem seus serviços em outros locais. Esperamos que ao chegar ao final de setembro, possamos ter ainda todos os nossos direitos garantidos, as metas abusivas cessadas, os trabalhadores bancários valorizados e qualidade de vida nos locais de trabalho”, pontua.

Reivindicações – A pauta de reivindicações dos bancários foi entregue aos bancos em 9 de agosto. Dentre as principais prioridades estão o reajuste salarial de 14,78%, os vales alimentação e refeição no valor do salário mínimo (R$880), a defesa do emprego, o combate às metas abusivas e ao assédio moral, o fim da terceirização, a defesa das empresas públicas, fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência.

O diretor do sindicato, Ubiratan Campos do Amaral, destaca a desigualdade do sistema financeiro. “Segundo o IBGE, a população brasileira é composta por mais de 50% de mulheres. Isso não se reflete em nossa sociedade em termos de ocupação de cargos de chefia, por exemplo. Na categoria bancária não é diferente. As mulheres são maioria no sistema financeiro e, no entanto, não são valorizadas. O papel do sindicato e da Campanha Salarial é lutar por essa igualdade de direitos. Todos os trabalhadores, independente de sexo, opção sexual, raça e credo, precisam ter os mesmos direitos e tratamentos iguais.”

Agências digitais – De acordo com o diretor da entidade, Paschoal Verga Junior, os bancos estão investindo cada vez mais em novas tecnologias. “O Itaú é pioneiro em tecnologia digital. Os bancos querem tirar o público de dentro das agências, querem que a população use a tecnologia para ganhar mais dinheiro, precarizar o trabalho e demitir o bancário. É preciso valorizar o emprego.”

O Sindicato dos Bancários segue com a Campanha Nacional para Capivari (dia 23), Santa Bárbara d`Oeste (dia 25), São Pedro (dia 30) e Tietê (dia 1º/09).

Fonte: Sindicados dos Bancários de Piracicaba e Região/ Mariana Valadares – MTB: 43155/SP

 

Notícias Relacionadas

Participante do SantanderPrevi poderá acessar saldo por aplicativo

A diretoria do banco Santander informou aos participantes do SantanderPrevi, que os saldos a partir de agora  já podem ser acessados também no aplicativo do banco, ou seja, além do portal www.santanderprevi.com.br, os participantes terão nova opção de acesso. “É positiva a extensão de possibilidades de acesso à consulta da previdência, isso demonstra mais transparência […]

Leia mais

Santander informa alteração na nomenclatura dos cargos

Informação foi transmitida para os representantes dos trabalhadores Representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander foram convocados pelo banco para uma reunião emergencial, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (22).  Na ocasião, responsáveis pelo setor de recursos humanos do banco, informaram que o Santander fará alteração na nomenclatura dos cargos. A nova nomenclatura […]

Leia mais

COE Itaú cobra o fim das demissões e reivindica mais contratações

Movimento sindical quer acompanhar de perto processo de realocação dos trabalhadores envolvidos nos fechamentos das agências A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu na última quinta-feira (16), com a direção do Itaú, no Centro Empresarial (Ceic), em São Paulo, para cobrar o fim das demissões, dos fechamentos das agências e reivindicar mais contratações. […]

Leia mais

Sindicatos filiados