Categoria impede corte da PLR no Banco do Brasil

29.08.2020

Banco voltou atrás na redução do ciclo avaliatório da GDP As negociações entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e o Banco do Brasil, ocorrida nesta sexta-feira (28), conseguiu reverter as tentativas do Banco do Brasil de cortar pela metade a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e reduzir o ciclo […]

Banco voltou atrás na redução do ciclo avaliatório da GDP

As negociações entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e o Banco do Brasil, ocorrida nesta sexta-feira (28), conseguiu reverter as tentativas do Banco do Brasil de cortar pela metade a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e reduzir o ciclo avaliatório da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). As novas propostas serão votadas em assembleias realizadas a partir das 20h deste domingo, 30, até às 24h de segunda, 31. A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP MS), orienta que as assembleias sejam realizadas por meio dos sindicatos e recomenda ainda, de acordo com orientação do Comando Nacional que a categoria vote pela aprovação da proposta.

"É muito importante a aprovação da nova contraproposta de Aditivo à CCT apresentado pelo BB na rodada desta sexta-feira (28)”, reforça a representante da Feb na CEBB, Elisa Ferreira.

Gestão de Desempenho Profissional
Novo recuo apontado também para a questão da GDP. O Banco manteve os três ciclos de desempenho insatisfatório para descomissionar. Na terceira rodada (14 de agosto), o banco propôs a redução de três ciclos para um; na manhã desta sexta-feira, 28, propôs dois ciclos e à tarde, manteve a regra prevista no atual Aditivo à CCT.

SAA
Já para os funcionarios que que trabalham no autoatendimento, o Banco manteve o intervalo de descanso dentro da jornada de trabalho; na quarta rodada (17 de agosto), o banco havia proposto fim do intervalo.

Saúde
Foi mantido também o prazo de 180 dias para avaliação médica, em caso de licença saúde. Na terceira rodada (14 de agosto), o BB havia proposto redução do prazo, passando para 120 dias.

Abonos
Com relação aos abonos o Banco do Brasil segue com a proposta de impedir que os funcionários convertam os dias de folga não utilizados em pecúnia (recebimento destes dias em dinheiro). De acordo com o Banco, os funcionários também não poderão acumular essas folgas, ou seja, terão que utilizá-las durante o ano, ou, no limite, utilizá-las nas férias.
"Funciona assim, para aqueles que possuem saldo até 31 de agosto, o mesmo pode ser acumulado e vendido. Já os abonos contados a partir de 1º de setembro, poderão ser convertidos em espécie até 31/8/2021, e a partir daí não poderão mais ser ser transformados em pecúnia, ou acumulados", explica Elisa. .

Intervalo na jornada
Também houve avanço sobre o registro no sistema do intervalo de 15 ou 30 minutos para quem cumpre jornada de seis horas. O intervalo de 15 minutos continuarão da mesma forma. Intervalos a partir de 30 minutos deverão ser registrados em ponto eletrônico.

Mesas específicas
Estão previstas a instalação de três mesas paritárias de discussões específicas sobre os funcionários de bancos incorporados, mesa de saúde e segurança bancária e mesa de escritório digital e teletrabalho.

Assembleias
As assembleias terão início neste sábado a partir das 19h e seguem até às 19h de segunda-feira (31). O objetivo é a avaliação das propostas, tanto as específicas do BB quanto as da mesa única com a Fenaban.

Para saber mais sobre as propostas acesse:

Proposta avança, com abono de 2 mil e 1,5% de reajuste

Acompanhe as negociações e as assembleias pelas nossas redes sociais.

Facebook: @BancariosSPMS
Instagram: FEEB SP-MS
Twitter: @BancariosSPMS

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados