Bancários devem se manifestar na rede social twitter com a hashtag #VidasNegrasImportam
Nesta sexta-feira (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, trabalhadores do ramo financeiro, entre eles, representantes sindicais, federações e bancários e bancárias de todo o país devem ir à rede social twitter manifestar seu protesto em combate ao racismo com a utilização da hashtag #VidasNegrasImportam. O Comando Nacional dos Bancários pede para que as manifestações ocorram a partir das 12h.
Quem ainda não possui uma conta no twitter pode se cadastrar por meio do endereço virtual twitter.com/login, ou baixar o aplicativo na apple store (celulares iphones) ou no play store (celulares androides).
"Temos visto diversas reportagens que comprovam o peso das manifestações virtuais, mensurada por meio do uso correto das hashtags. Convido a todos para a utilização da plataforma. A forma de se manifestar mudou e as redes sociais como ferramenta de manifestação e expressão de opinião se fortaleceu ainda mais com a pandemia. É preciso valorizar esse recurso e mostrar que somos uma categoria unida e que a voz do bancário e da bancária tem força", pontua Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Dados
Dados do Atlas da Violência 2020 apontam a forte concentração dos índices de violência letal na população negra como uma das principais expressões das desigualdades raciais existentes no Brasil. O material foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e mostra que jovens negros são as principais vítimas de homicídios no país, com taxas de mortes que apresentam um crescimento acentuado ao longo dos anos. O estudo demonstra ainda, que entre os brancos os índices de mortalidade são menores e, em muitos casos, apresentam redução.
Em 2018, 75,7% das vítimas de homicídios eram negras (soma de pretos e pardos), uma taxa de homicídios de 37,8/100 mil habitantes. Entre os não negros (soma de brancos, amarelos e indígenas) a taxa naquele ano foi de 13,9/100 mil habitantes.
O Mapa da Violência 2020 indica que entre 2008 e 2018, as taxas de homicídio apresentaram um aumento de 11,5% para os negros, enquanto para os não negros houve uma diminuição de 12,9%.
De acordo com o Comando Nacional dos Bancários, tratam-se de indicadores que mostram o aprofundamento das desigualdades raciais no país.
Notícias Relacionadas
Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde
Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]
Leia maisBanco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários
Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]
Leia maisFeeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho
Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]
Leia mais