Categoria realiza campanha contra violência racial nesta sexta-feira (20)

19.11.2020

Bancários devem se manifestar na rede social twitter com a hashtag #VidasNegrasImportam Nesta sexta-feira (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, trabalhadores do ramo financeiro, entre eles, representantes sindicais, federações e bancários e bancárias de todo o país devem ir à rede social twitter manifestar seu protesto em combate ao racismo […]

Bancários devem se manifestar na rede social twitter com a hashtag #VidasNegrasImportam

Nesta sexta-feira (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, trabalhadores do ramo financeiro, entre eles, representantes sindicais, federações e bancários e bancárias de todo o país devem ir à rede social twitter manifestar seu protesto em combate ao racismo com a utilização da hashtag #VidasNegrasImportam. O Comando Nacional dos Bancários pede para que as manifestações ocorram a partir das 12h.

Quem ainda não possui uma conta no twitter pode se cadastrar por meio do endereço virtual twitter.com/login, ou baixar o aplicativo na apple store (celulares iphones) ou no play store (celulares androides).

"Temos visto diversas reportagens que comprovam o peso das manifestações virtuais, mensurada por meio do uso correto das hashtags. Convido a todos para a utilização da plataforma. A forma de se manifestar mudou e as redes sociais como ferramenta de manifestação e expressão de opinião se fortaleceu ainda mais com a pandemia. É preciso valorizar esse recurso e mostrar que somos uma categoria unida e que a voz do bancário e da bancária tem força", pontua Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Dados

Dados do Atlas da Violência 2020 apontam a forte concentração dos índices de violência letal na população negra como uma das principais expressões das desigualdades raciais existentes no Brasil. O material foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e mostra que jovens negros são as principais vítimas de homicídios no país, com taxas de mortes que apresentam um crescimento acentuado ao longo dos anos. O estudo demonstra ainda, que entre os brancos os índices de mortalidade são menores e, em muitos casos, apresentam redução.

Em 2018, 75,7% das vítimas de homicídios eram negras (soma de pretos e pardos), uma taxa de homicídios de 37,8/100 mil habitantes. Entre os não negros (soma de brancos, amarelos e indígenas) a taxa naquele ano foi de 13,9/100 mil habitantes.

O Mapa da Violência 2020 indica que entre 2008 e 2018, as taxas de homicídio apresentaram um aumento de 11,5% para os negros, enquanto para os não negros houve uma diminuição de 12,9%.

De acordo com o Comando Nacional dos Bancários, tratam-se de indicadores que mostram o aprofundamento das desigualdades raciais no país. 

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados