Categoria realiza campanha contra violência racial nesta sexta-feira (20)

19.11.2020

Bancários devem se manifestar na rede social twitter com a hashtag #VidasNegrasImportam Nesta sexta-feira (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, trabalhadores do ramo financeiro, entre eles, representantes sindicais, federações e bancários e bancárias de todo o país devem ir à rede social twitter manifestar seu protesto em combate ao racismo […]

Bancários devem se manifestar na rede social twitter com a hashtag #VidasNegrasImportam

Nesta sexta-feira (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, trabalhadores do ramo financeiro, entre eles, representantes sindicais, federações e bancários e bancárias de todo o país devem ir à rede social twitter manifestar seu protesto em combate ao racismo com a utilização da hashtag #VidasNegrasImportam. O Comando Nacional dos Bancários pede para que as manifestações ocorram a partir das 12h.

Quem ainda não possui uma conta no twitter pode se cadastrar por meio do endereço virtual twitter.com/login, ou baixar o aplicativo na apple store (celulares iphones) ou no play store (celulares androides).

"Temos visto diversas reportagens que comprovam o peso das manifestações virtuais, mensurada por meio do uso correto das hashtags. Convido a todos para a utilização da plataforma. A forma de se manifestar mudou e as redes sociais como ferramenta de manifestação e expressão de opinião se fortaleceu ainda mais com a pandemia. É preciso valorizar esse recurso e mostrar que somos uma categoria unida e que a voz do bancário e da bancária tem força", pontua Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Dados

Dados do Atlas da Violência 2020 apontam a forte concentração dos índices de violência letal na população negra como uma das principais expressões das desigualdades raciais existentes no Brasil. O material foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e mostra que jovens negros são as principais vítimas de homicídios no país, com taxas de mortes que apresentam um crescimento acentuado ao longo dos anos. O estudo demonstra ainda, que entre os brancos os índices de mortalidade são menores e, em muitos casos, apresentam redução.

Em 2018, 75,7% das vítimas de homicídios eram negras (soma de pretos e pardos), uma taxa de homicídios de 37,8/100 mil habitantes. Entre os não negros (soma de brancos, amarelos e indígenas) a taxa naquele ano foi de 13,9/100 mil habitantes.

O Mapa da Violência 2020 indica que entre 2008 e 2018, as taxas de homicídio apresentaram um aumento de 11,5% para os negros, enquanto para os não negros houve uma diminuição de 12,9%.

De acordo com o Comando Nacional dos Bancários, tratam-se de indicadores que mostram o aprofundamento das desigualdades raciais no país. 

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados