CEE/Caixa define calendário de lutas para o mês de abril

16.04.2021

Datas foram aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de lutas para o mês de abril, em defesa do pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), da vacina contra Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública. O calendário foi aprovado pelo Comando Nacional dos […]

Datas foram aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários

A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de lutas para o mês de abril, em defesa do pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), da vacina contra Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública. O calendário foi aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, em reunião realizada nesta semana.

Conforme lembra a comissão, a Caixa não pagou devidamente a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos empregados, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. A falha no pagamento da PLR Social foi identificada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que verificou que o pagamento foi realizado com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Defesa pelo Banco Público

De acordo com os integrantes da Comissão também serão denunciadas as graves consequências que as devoluções dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD) vão causar à Caixa. A intenção do presidente do banco, Pedro Guimarães, é devolver os recursos com a venda de subsidiárias ainda neste ano. A Caixa já devolveu R$ 11,35 bilhões de um total de R$ 40 bilhões. Vale lembrar que IHCD não tem data de vencimento, portanto, a direção da Caixa não tem a obrigação de antecipar a devolução destes recursos.

Para o representante da Feeb SP/MS, Carlos Augusto Pipoca, “O Governo mantém sua estratégia de fatiar a Caixa criando subsidiárias e colocando o patrimônio público à venda. Paralelamente, a direção do banco abre mão de importantes recursos aportados pelo tesouro na forma de IHCDs justamente no momento em que a sociedade mais precisa de socorro financeiro”, explica.

Defesa da vacina para todos

O representante da Feeb ressalta, ainda, a essencialidade dos serviços no período de pandemia. “Nunca é demais lembrar que os serviços bancários são essenciais e portanto é preciso incluir os empregados no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19, pois no mês de maio serão retomados os pagamentos do Auxílio Emergencial”, disse.

Calendário de Lutas

O calendário de lutas em defesa do pagamento justo da PLR Social, da Vacina para todos e do Banco Público, inclui plenárias, assembleias e live temática.

“Os entreguistas estão tentando avançar e nos atacam a todo momento, vamos nos mobilizar e coletivamente defender a Caixa 100% pública e a serviço do povo brasileiro”, conclui Pipoca.

Confira a programação:
• Plenárias – período de 19 a 21 de abril – Federações organizem plenárias junto aos Sindicatos que cubram toda a base.
• Assembleias – dia 22 de abril.
• Live Temática: Descapitalização da Caixa – dia 26 de abril – 19h.
 

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander assinam Acordo Coletivo de Trabalho

Assinatura ocorreu na sede do Banco e contou com representantes dos bancários e dos bancos Bancários do banco Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, assinaram nesta terça-feira (27), na sede do Banco, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários. A assinatura aconteceu na sede do Banco Santander, em São […]

Leia mais

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Sindicatos filiados