CEE/Caixa define calendário de lutas para o mês de abril

16.04.2021

Datas foram aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de lutas para o mês de abril, em defesa do pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), da vacina contra Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública. O calendário foi aprovado pelo Comando Nacional dos […]

Datas foram aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários

A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de lutas para o mês de abril, em defesa do pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), da vacina contra Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública. O calendário foi aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, em reunião realizada nesta semana.

Conforme lembra a comissão, a Caixa não pagou devidamente a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos empregados, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. A falha no pagamento da PLR Social foi identificada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que verificou que o pagamento foi realizado com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Defesa pelo Banco Público

De acordo com os integrantes da Comissão também serão denunciadas as graves consequências que as devoluções dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD) vão causar à Caixa. A intenção do presidente do banco, Pedro Guimarães, é devolver os recursos com a venda de subsidiárias ainda neste ano. A Caixa já devolveu R$ 11,35 bilhões de um total de R$ 40 bilhões. Vale lembrar que IHCD não tem data de vencimento, portanto, a direção da Caixa não tem a obrigação de antecipar a devolução destes recursos.

Para o representante da Feeb SP/MS, Carlos Augusto Pipoca, “O Governo mantém sua estratégia de fatiar a Caixa criando subsidiárias e colocando o patrimônio público à venda. Paralelamente, a direção do banco abre mão de importantes recursos aportados pelo tesouro na forma de IHCDs justamente no momento em que a sociedade mais precisa de socorro financeiro”, explica.

Defesa da vacina para todos

O representante da Feeb ressalta, ainda, a essencialidade dos serviços no período de pandemia. “Nunca é demais lembrar que os serviços bancários são essenciais e portanto é preciso incluir os empregados no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19, pois no mês de maio serão retomados os pagamentos do Auxílio Emergencial”, disse.

Calendário de Lutas

O calendário de lutas em defesa do pagamento justo da PLR Social, da Vacina para todos e do Banco Público, inclui plenárias, assembleias e live temática.

“Os entreguistas estão tentando avançar e nos atacam a todo momento, vamos nos mobilizar e coletivamente defender a Caixa 100% pública e a serviço do povo brasileiro”, conclui Pipoca.

Confira a programação:
• Plenárias – período de 19 a 21 de abril – Federações organizem plenárias junto aos Sindicatos que cubram toda a base.
• Assembleias – dia 22 de abril.
• Live Temática: Descapitalização da Caixa – dia 26 de abril – 19h.
 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados