CEE/Caixa define calendário de lutas para o mês de abril

16.04.2021

Datas foram aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de lutas para o mês de abril, em defesa do pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), da vacina contra Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública. O calendário foi aprovado pelo Comando Nacional dos […]

Datas foram aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários

A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de lutas para o mês de abril, em defesa do pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), da vacina contra Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública. O calendário foi aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, em reunião realizada nesta semana.

Conforme lembra a comissão, a Caixa não pagou devidamente a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos empregados, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. A falha no pagamento da PLR Social foi identificada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que verificou que o pagamento foi realizado com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Defesa pelo Banco Público

De acordo com os integrantes da Comissão também serão denunciadas as graves consequências que as devoluções dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD) vão causar à Caixa. A intenção do presidente do banco, Pedro Guimarães, é devolver os recursos com a venda de subsidiárias ainda neste ano. A Caixa já devolveu R$ 11,35 bilhões de um total de R$ 40 bilhões. Vale lembrar que IHCD não tem data de vencimento, portanto, a direção da Caixa não tem a obrigação de antecipar a devolução destes recursos.

Para o representante da Feeb SP/MS, Carlos Augusto Pipoca, “O Governo mantém sua estratégia de fatiar a Caixa criando subsidiárias e colocando o patrimônio público à venda. Paralelamente, a direção do banco abre mão de importantes recursos aportados pelo tesouro na forma de IHCDs justamente no momento em que a sociedade mais precisa de socorro financeiro”, explica.

Defesa da vacina para todos

O representante da Feeb ressalta, ainda, a essencialidade dos serviços no período de pandemia. “Nunca é demais lembrar que os serviços bancários são essenciais e portanto é preciso incluir os empregados no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19, pois no mês de maio serão retomados os pagamentos do Auxílio Emergencial”, disse.

Calendário de Lutas

O calendário de lutas em defesa do pagamento justo da PLR Social, da Vacina para todos e do Banco Público, inclui plenárias, assembleias e live temática.

“Os entreguistas estão tentando avançar e nos atacam a todo momento, vamos nos mobilizar e coletivamente defender a Caixa 100% pública e a serviço do povo brasileiro”, conclui Pipoca.

Confira a programação:
• Plenárias – período de 19 a 21 de abril – Federações organizem plenárias junto aos Sindicatos que cubram toda a base.
• Assembleias – dia 22 de abril.
• Live Temática: Descapitalização da Caixa – dia 26 de abril – 19h.
 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados