
Em parceria com as demais centrais sindicais, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou na manhã de hoje (07), uma manifestação pela garantia do Trabalho Decente. As centrais se organizaram em frente ao Shopping Paulista e seguiram em caminhada até o prédio da Fiesp, na Avenida Paulista, 1313, no centro comercial de São Paulo. Para entregar a pauta unitária de reivindicações das centrais à Fiesp, o grupo caminhou pela Paulista em coro: “Trabalho Decente para toda nossa gente”.
Na data de hoje, 07 de outubro, se comemora o Dia Mundial do Trabalho Decente e desde 2008 as Organizações que atuam na defesa do trabalhador recordam a necessidade da promoção de Trabalho Decente e Digno e defendem a garantia dos direitos trabalhistas já conquistados.
A UGT, a CUT e a FS, juntamente com a Confederação Sindical Internacional (CSI) e a Confederação Sindical das Américas, se unem este ano para levar as bandeiras de luta que vêm sendo levantadas ao longo do ano para a marcha, juntando-se a centenas de outras manifestações que ocorrerão no mundo na Jornada Mundial do Trabalho Decente.
O foco deste ano não é, como em outras edições, contra o governo, mas sim contra os empresários, que têm adotado uma postura de resistência ao diálogo social, apesar dos esforços que vêm sendo feitos pelas Centrais Brasileiras e pelo Governo.
Percebe-se uma postura mundial dos empresários contra o diálogo social como ferramenta para o Trabalho Decente. Na 101ª Conferência Internacional do Trabalho, em 2012, em Genebra, os empresários de todo o mundo se levantaram e abandonaram a reunião da Comissão de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no momento em que se discutia o direito de greve como algo consagrado na Convenção 87 da OIT. Foi uma atitude inédita na Conferência, e marcou o início de uma postura de rechaço ao diálogo por parte dos empresários ao redor do mundo.
Fonte: UGT
Notícias Relacionadas
Sindicato dos Bancários de Tupã e Região empossa nova diretoria para o mandato 2025–2029
Sindicato dos Bancários de Tupã e Região empossa nova diretoria para o mandato 2025–2029 Em uma cerimônia marcada por emoção, compromisso e reconhecimento, o Sindicato dos Bancários de Tupã e Região oficializou, na noite da última sexta-feira (11), a posse da nova diretoria que estará à frente da entidade no quadriênio 2025–2029. O evento […]
Leia maisCOE CONTEC/Santander debate políticas de diversidade com direção do banco
Instituição bancária apresentou iniciativas voltados para mulheres, pessoas negras e com deficiência Em São Paulo, nesta terça-feira (8/4), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) da CONTEC/Santander se reuniu com a direção do banco, na sede da instituição, para debater as políticas de diversidade. O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, e dirigentes sindicais que representam […]
Leia maisReunião da Feeb SP/MS fortalece atuação sindical nas comissões de bancos públicos e privados
Encontro com representantes das comissões de empresas reforça estratégias e organização para as mesas de negociação com os bancos. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou nesta terça-feira (8) uma reunião de alinhamento estratégico com seus representantes que integram as comissões de organização de empresas […]
Leia mais