COE BMB se reúne com representantes do banco e cobra melhorias na distribuição da PLR e no plano de saúde

15.02.2017

Banco irá realizar o pagamento da premiação da campanha dos escriturários no dia 20 de fevereiro e da PLR, no dia 24 A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil do Brasil (BMB) participou de reunião na tarde da última terça-feira (14), na sede do banco, em Belo Horizonte. Em pauta, estiveram temas, […]

Banco irá realizar o pagamento da premiação da campanha dos escriturários no dia 20 de fevereiro e da PLR, no dia 24

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil do Brasil (BMB) participou de reunião na tarde da última terça-feira (14), na sede do banco, em Belo Horizonte.

Em pauta, estiveram temas, como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente a 2016 e 2017, Postos Avançados de Atendimento Bancário, segurança bancária e também o CAVA – Caixa de Assistência Vicente de Araújo, entre outros assuntos.

PLR 2016/2017

Os sindicatos cobraram do Banco Mercantil do Brasil informações sobre valor e data de pagamento da PLR 2016 e também reivindicaram melhorias no programa de 2017, como a extensão de programa de remuneração variável nos negócios para todos os funcionários de agências, envolvidos diretamente no atendimento aos beneficiários INSS.

O Banco argumentou que ainda não pode divulgar os valores de pagamento da PLR por conta do não fechamento do balanço de 2016, mas informou que o pagamento ocorrerá no dia 24 de fevereiro, em folha complementar. Em relação à sugestão do Sindicato, o banco se comprometeu a levar junto ao comitê de gestão da empresa.

CAMPANHA DE PREMIAÇÃO DOS ESCRITUÁRIOS

Após pressão dos Sindicatos, o Banco anunciou que irá realizar o pagamento da premiação da campanha dos escriturários no dia 20 de fevereiro.

POSTOS DE ATENDIMENTOS AVANÇADOS – PAA MERCANTIL DO BRASIL e SEGURANÇA BANCÁRIA

Os sindicatos exigiram mudanças em relação à atual configuração dos Postos de Atendimento Avançado (PAA), do Mercantil do Brasil, localizados nas cidades de Nova Lima, Sete Lagoas e Betim, que trabalham com número reduzido de funcionários e que não dispõem de equipamentos de segurança, como portas giratória antifurto e vigilância armada, deixando vulneráveis bancários, usuários e clientes do Banco.
O Banco admitiu que pretende implementar programa que visa transformar diversas agências do Mercantil do Brasil em PAA e que isso poderá gerar demissão. Em relação à falta de segurança, o banco se comprometeu a levar as exigências dos sindicatos aos setores responsáveis da empresa para análise de caso.

Os Sindicatos repudiaram a postura da empresa em relação às demissões cobraram do Banco programa para manutenção de mão de obra com a realocação de funcionários atingidos pela eventual mudança. Os sindicatos informaram ainda que irão tomar todas as providências jurídicas necessárias para garantir a segurança de clientes e funcionários e impedir qualquer processo de demissões em massa proposto pela empresa.
Os sindicatos cobraram ainda do BMB, informações a respeito do cronograma de troca dos equipamentos de autoatendimento, ATMS, e o fim do processo de abastecimento de numerário realizado pela parte frontal. O banco respondeu que está seguindo o cronograma imposto pelo Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais e que diversas agências serão contempladas com as mudanças em 2017.

Os sindicatos também solicitaram resoluções a respeito das agências 0192 – São José dos Campos (SP) e 0048 – Mercado (BH), que não têm condições estruturais e de segurança para atendimento ao grande número de beneficiários do INSS. O banco respondeu que já estão em fase de estudos o redimensionamento e troca de endereço das agências citadas.

CAVA

Os Sindicatos questionaram a situação da CAVA e exigiram estudos para ampliação dos benefícios destinados aos assistidos pelo plano.
O Banco argumentou que o BMB continua como o patrocinador da CAVA e que, por hora, estão descartadas novas ampliações no benefício.

PLANO DE SAÚDE BRADESCO

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), juntamente com o Sindicato do Rio de Janeiro e denunciou problemas de atendimento em cidades de suas bases. Trabalhadores de Jaú e região e também do Rio de Janeiro sofrem com a falta de credenciamento de médicos no plano de saúde Bradesco.

O banco respondeu que irá direcionar as reivindicações à operadora de saúde e que responderá diretamente aos sindicatos envolvidos.

Fonte: COE BMB

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados